PF faz busca e apreensão na casa de Ibaneis Rocha e no Buriti

PF faz busca e apreensão na casa de Ibaneis Rocha e no Buriti

PF faz busca e apreensão na casa de Ibaneis Rocha e no Buriti

Operação que investiga os atos terroristas de 8 de janeiro ocorre na casa de Ibaneis, no gabinete do governador e no escritório de advocacia

Isadora Teixeira

Carlos Carone

Samara Schwingel

Felipe Torres

 

Governador Ibaneis Rocha na Abertura do 37º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais em brasíliaMatheus Veloso/Metrópoles

A Polícia Federal faz busca e apreensão na casa do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), nesta sexta-feira (20/1). No momento em que corporação chegou ao local, o emedebista não estava na residência, porque havia viajado para a fazenda dele.

A operação ocorre na casa de Ibaneis, no Lago Sul; no gabinete do governador, no Palácio do Buriti; e no escritório de advocacia que leva o nome do político. Antes de ser eleito e reeleito, Ibaneis atuava como advogado, mas se licenciou da profissão desde que assumiu o GDF.

 

Fotografia colorida de viatura da PF ao fundo e mulher andando à frente

PF faz busca na casa de Ibaneis, na tarde de 20 de janeiro de 2023Vinícius Schmidt/Metrópoles

PGR solicitou busca e apreensão em endereços ligados a Ibaneis para apuração de eventual omissão de autoridades na invasão às sedes dos Três PoderesVinícius Schmidt/Metrópoles

Em nota, a PGR informou que o objetivo da operação é buscar provas a fim de instruir o inquérito instaurado para apurar condutas de autoridades públicas que teriam se omitido na obrigação de impedir os atos violentos registrados em 8 de janeiro, em BrasíliaViníciu

A PF ficou por volta de duas horas no escritório de advocacia. A busca e apreensão no local foi acompanhada por um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A PF também cumpre mandado de busca e apreensão na casa de Fernando de Sousa Oliveira, que era o secretário executivo de Segurança Pública do DF no dia da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.

O pedido de busca e apreensão foi feito pelo Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da Procuradoria-Geral da República (PGR). O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou a operação.

Em nota, a PGR informou que o objetivo da operação é buscar provas a fim de instruir o inquérito instaurado para apurar condutas de autoridades públicas que teriam se omitido na obrigação de impedir os atos violentos registrados em 8 de janeiro, em Brasília.

“As medidas cautelares foram requeridas pelo coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos. Integrantes do grupo acompanham a operação”, afirmou.

Os advogados de Ibaneis, Alberto Toron e Cleber Lopes, disseram que “a busca determinada na sua residência e seu antigo escritório, embora inesperada, posto que o governador sempre agiu de maneira colaborativa em relação à apuração dos fatos em referência, certamente será a prova definitiva da inocência do chefe do Executivo do Distrito Federal”.

A governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP), cancelou agenda prevista para a tarde desta sexta-feira. Ela iria ao encerramento de um projeto social na Estrutural.

Afastamento

Moraes afastou Ibaneis Rocha do cargo no dia dos atos terroristas. Na mesma semana, o plenário do Supremo confirmou o afastamento, por maioria dos votos.

O ministro avaliou, na decisão, que “a omissão e conivência de diversas autoridades da área de segurança e inteligência ficaram demonstradas com a ausência do necessário policiamento, em especial do Comando de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal”.