Bolsonaro volta a usar expressão “meu Exército” depois de troca no comando

O presidente Jair Bolsonaro voltou a utilizar a expressão “meu Exército” para se referir à tropa nesta 5ª feira (1º.abr.2021).

Bolsonaro volta a usar expressão “meu Exército” depois de troca no comando

Bolsonaro volta a usar expressão “meu Exército” depois de troca no comando

Ao criticar restrições na pandemia

Ex-comandantes “excepcionais”, diz


 

O presidente Jair Bolsonaro voltou a utilizar a expressão “meu Exército” para se referir à tropa nesta 5ª feira (1º.abr.2021). Ele falava sobre suas preocupações com a adoção das medidas de restrição de circulação por prefeitos e governadores durante a pandemia de covid-19.

Receba a newsletter do Poder360
todos os dias no seu e-mail

Eu temo por problemas sociais graves no Brasil. E como é que você vai combater isso? Eu quero repetir aqui: o meu Exército brasileiro não vai às ruas para agir contra o povo ou para fazer cumprir decretos de governadores ou prefeitos”, disse em live semanal transmitida em suas páginas sociais nas redes sociais.

O Ministério da Defesa informou na 3ª feira (30.mar), depois da demissão de Fernando Azevedo e Silva, que os então comandantes das Forças Armadas também deixariam os cargos.

Foram substituídos Edson Leal Pujol, do Exército; Ilques Barbosa, da Marinha; e Antônio Carlos Bermudez, da Aeronáutica. O novo chefe do ministério, general Walter Souza Braga Netto, anunciou na 4ª feira (31.mar) os nomes dos novos comandantes.

Bolsonaro comentou a troca no comando da pasta e das Forças Armadas nesta 5ª. Disse que Braga Netto “é uma pessoa de combate, estava na Casa Civil fazendo excelente trabalho comigo e por decisão do presidente” assumiu o novo ministério.

Foi convidado por mim, coisa rápida, ele me conhecia, eu conhecia ele. Só nós sabemos basicamente o motivo disso tudo, morreu aqui essa história. Não tem que discutir nada”, disse.

Em sua live, o presidente agradeceu aos ex-comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Assista à transmissão (58min):

Só tenho a agradecer pelo trabalho deles, foram excepcionais. Como são mais antigos, resolveu apresentar 3 nomes de chefes de força mais modernos que eles. E toca a vida”, declarou.

Assim como Braga Netto afirmou na apresentação dos novos comandantes que “a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira se mantêm fiéis às suas missões constitucionais”, o presidente disse nesta 5ª feira que o governo não vai sair da linha constitucional.

Sempre falei para todos os meus ministros. Todos, sem exceção. Onde é nosso jogo? Nosso jogo é dentro das 4 linhas da constituição. Não vamos sair desse retângulo”, disse.

E completou: “Onde vocês viram uma ação minha, um ato que visasse termos algo fora da constituição? Um arroubo de autoritarismo de fechar isso, censurar aquilo? Nada”.

“MEU EXÉRCITO”

Em 8 de março, ao declarar que não decretaria um “lockdown nacional” para conter o alastramento da pandemia de covid-19, o chefe do Executivo disse:

“Eu poderia decretar lockdown, mas não vou. O meu Exército não vai para a rua obrigar o povo a ficar em casa. Eu quero paz, tranquilidade, respeito às instituições, mas algumas delas estão se excedendo”, disse em frente à residência oficial, em Brasília.

O Poder360 integra o