Cármen Lúcia autoriza inquérito para investigar Ricardo Salles

Ministra determinou a inquirição do ministro do Meio Ambiente, além de outras medidas.

Cármen Lúcia autoriza inquérito para investigar Ricardo Salles

Cármen Lúcia autoriza inquérito para investigar Ricardo Salles

Ministra determinou a inquirição do ministro do Meio Ambiente, além de outras medidas.

BRASÍLIA

 

Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, em foto de perfil
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles – Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou abertura de inquérito para investigar o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A investigação foi requerida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na noite da última segunda-feira (1/6).  Leia a íntegra da decisão.

A PGR pediu a investigação no âmbito de notícia-crime apresentada pelo delegado Alexandre Saraiva, então superintendente da Polícia Federal no Amazonas, que apresentou suspeitas de que Salles tentou atrapalhar investigação sobre operação de apreensão de madeira ilegal da Amazônia, e teria tentado defender o interesse de madeireiros ilegais. 

 

O pedido foi assinado pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques, que aponta que Salles pode ter cometido os crimes de advocacia administrativa, impedimento de investigação penal que envolva organização criminosa e tentativa de dificultar fiscalização ambiental. 

Em abril, a ministra Cármen Lúcia enviou à PGR duas queixas-crimes apresentados contra Salles. Uma delas foi o pedido de Alexandre Saraiva, e outra foi protocolada pelo PDT., Na decisão, a ministra disse que os fatos, se verdadeiro, são de “gravidade incontestável” e são temas de “significação maior para a vida saudável do planeta, como é a questão ambiental”.

A ministra autorizou a inquirição de Ricardo Salles, agora investigado, a oitiva dos proprietários rurais e agentes de fiscalização do IBAMA e do Departamento de Polícia Federal relacionados à ‘Operação Handroanthus’ – GLO; e a requisição de cópia digitalizada da integralidade dos procedimentos de fiscalização e investigação relativos aos ilícitos ambientais.