A história se repete? Jango foi derrubado pelos mesmos que sabotam Lula*. Chico vigilante

A história se repete? Jango foi derrubado pelos mesmos que sabotam Lula*. Chico vigilante

*A história se repete? Jango foi derrubado pelos mesmos que sabotam Lula* 

Foto: Correio Braziliense

 

Estamos completando 60 anos do famoso Comício da Central do Brasil, quando o então presidente João Goulart anunciou uma série de medidas que seriam tomadas pelo governo, as chamadas Reformas de Base.

 

Foi o último ato público de Jango antes da tomada de poder pelos militares, em um golpe civil-militar, com participação de latifundiários, que naquela época não queriam, e 60 anos depois ainda não querem, o bem-estar da classe trabalhadora, a redução da pobreza e a educação para todos. 

 

No campo da reforma agrária, as medidas consistiam na promoção da democratização das terras, paralelamente à promulgação do Estatuto do Trabalhador Rural. Estava previsto um decreto de desapropriação das terras às margens de rodovias, ferrovias e açudes. Aquelas improdutivas seriam desapropriadas com fins de reforma agrária.

 

Outra proposta, no âmbito educacional, visava à valorização do magistério e do ensino público em todos os níveis, além do combate ao analfabetismo. A reforma fiscal tinha o objetivo de aumentar a capacidade de arrecadação do estado e limitar a remessa de lucros para o exterior, sobretudo por parte das empresas multinacionais. 

 

Entre outras propostas, Jango propunha a legalização do Partido Comunista e chegou a anunciar o envio ao Congresso de uma mensagem propondo reformas urbanas, bancárias e universitárias.

    

A verdade é que João Goulart foi derrubado pelos mesmos que hoje tentam sabotar o governo do Presidente Lula. Demagogos vorazes contra a Petrobras, devido à implementação de uma política de benefício aos consumidores e não a uma pequena parcela de investidores que querem ganhar milhões. Algo bem distinto do governo capiroto, onde a população pagava preços absurdos pelo combustível.

 

Portanto, aqueles das mesmas famílias que tramaram e derrubaram o Jango continuam vivos. Estão lutando contra o Lula e contra qualquer um que tente fazer reforma agrária, distribuição de renda ou colocar filhos da classe pobre na universidade. Sempre estarão tramando para derrubar aqueles que lutam pela igualdade. Fizeram isso com Getúlio Vargas, com Jango, com Dilma e com Lula em 2018. 

 

Tentam de todas as maneiras enfraquecer o governo Lula para impedir os avanços sociais. Portanto, é fundamental que todos os homens e mulheres democratas, que acreditam na democracia e na possibilidade de transformação social, se unam em defesa do governo e dos avanços. E que o governo Lula continue com as medidas que poderiam ter sido implementadas há 60 anos, quando das propostas de Jango. Certamente, seríamos uma potência mundial, acima dos Estados Unidos da América.

 

Continuamos vigilantes no combate e na defesa da democracia.  

 

*Chico Vigilante*

Deputado Distrital