47 ANOS DO GOLPE FASCISTA DE PINOCHET

47 ANOS DO GOLPE FASCISTA DE PINOCHET

47 ANOS DO GOLPE FASCISTA DE PINOCHET

*Raúl Carrion

 

 

Há 47 anos, no dia 11 de setembro de 1973, Santiago do Chile amanheceu com o Palácio de la Moneda sendo bombardeado pela Força Aérea chilena e cercado por tanques e atiradores de elite. 

Algumas horas depois o golpe estava consumado e Salvador Allende morto.

Teve início, então, uma das mais sangrentas ditaduras da América do Sul. 

Dezenas de milhares foram perseguidos, presos, torturados e assassinados. O Estádio Nacional foi transformado em um campo de concentração, onde os opositores eram trucidados. Ali o conhecido cantor chileno Victor Jara teve as duas mãos decepadas por uma machadada - "para que nunca mais tocasse" - e depois foi assassinado.

O imperialismo estadunidense sequer se preocupou em apagar as suas digitais na cena do crime.

Após a eleição de Allende, os EUA deixaram claro que não aceitavam a vitória eleitoral de um socialista.

Segundo documentos desclassificados dos EUA, Nixon convocou Kissinger e Richard Helms (diretor da CIA) à Casa Branca e os instruiu para organizarem um golpe de Estado que evitasse a posse de Allende.

Frente à postura legalista do Gen Schneider, Comandante do Exército, determinado a garantir a posse de Allende, tramaram o seu assassinato, o que ocorreu na antevéspera da reunião do Congresso que confirmaria ou não a vitória de Allende.

A comoção da sua morte fez com que Allende obtivesse folgada maioria.

Temerosos de que o Chile chegasse ao socialismo através de eleições democráticas, a direita chilena e os EUA passaram a utilizar todos os meios possíveis para inviabilizar o seu governo.

Mas os êxitos de Allende permitiram à Unidade Popular conquistar 50.2% dos votos nas eleições municipais de 1971 (contra 37% na eleição presidencial).

Os golpistas decidiram, então, desestabilizar a economia chilena. Para isso, suspenderam quaisquer investimentos, refrearam a produção, causaram o desabastecimento e o mercado negro, bloquearam os empréstimos externos, especularam contra a moeda chilena e financiaram inúmeras greves de caminhoneiros.

Nessa escalada golpista, realizaram em 29 de junho o "Tancazo", uma tentativa de golpe a partir do batalhão blindado do Cel. Souper, abortada pela atitude firme do Gal. Prats, comandante do Exército.

Era preciso afastar mais esse obstáculo e isso foi feito, substindo-o pelo Gal. Pinochet.

Estava aberto o caminho para o golpe, que ocorreu 19 dias depois, pelas mãos do próprio Pinochet...

Nesse 11 de setembro de 2020, homenageamos Salvador Allende e o heróico povo chileno, que hoje volta às ruas, protestando contra o neoliberalismo excludente e exigindo liberdade e justiça!

Os povos de todo o mundo têm no Chile a comprovação da hipocrisia dos EUA e das ditas "democracias ocidentais".

E tiram ensinamentos para a sua luta por "um outro mundo possível", um dia socialista! 

 

Raul Carrion - autor da Lei que criou em Porto Alegre a "Praça Salvador Allende".