Silvio Almeida cancela solenidade sobre 60 anos do golpe militar

Silvio Almeida cancela solenidade sobre 60 anos do golpe militar

Silvio Almeida cancela solenidade sobre 60 anos do golpe militar

Presidente Lula proibiu atos alusivos ao golpe neste ano

 

Silvio Almeida (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil)

 

247 - O presidente Lula (PT) determinou a suspensão de eventos oficiais em memória dos 60 anos do golpe militar. A medida, anunciada recentemente, levou o Ministério dos Direitos Humanos, sob o comando de Silvio Almeida, a cancelar uma solenidade agendada para o dia 1º de abril, informa a Folha de S. Paulo. O evento planejado pela pasta estava programado para ocorrer no Museu da República, em Brasília, e incluía um discurso do ministro. A cerimônia tinha como propósito enaltecer a luta de militantes e perseguidos pelo regime de exceção liderado pelos militares. Apesar do cancelamento da solenidade, fontes ligadas ao ministério afirmam que atividades paralelas à data do golpe, como reuniões ordinárias da Comissão de Anistia para o julgamento de processos, devem ser mantidas.

A decisão de Lula de proibir atos alusivos ao golpe é vista como mais um gesto de conciliação do presidente em relação aos militares, com quem o governo tem mantido uma relação delicada desde antes da posse. Segundo aliados do presidente, o argumento conciliador prevaleceu, considerando que os militares estão sensíveis devido ao avanço das investigações sobre os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, além da participação de oficiais em uma tentativa de golpe de Estado.

Nas palavras de um ministro, as feridas do passado não foram completamente cicatrizadas, e evitar a reabertura delas é uma medida prudente para evitar conflitos. Além disso, a avaliação é de que uma cerimônia oficial marcante poderia gerar uma reação negativa por parte dos militares, reacendendo uma crise que havia sido recentemente contornada.