Rússia pede que comunidade internacional não interfira na questão de Essequibo

Rússia pede que comunidade internacional não interfira na questão de Essequibo

Rússia pede que comunidade internacional não interfira na questão de Essequibo

"Os problemas latino-americanos devem encontrar soluções latino-americanas", disse a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova

 

Maria Zakharova, porta-voz da chancelaria russa Maria Zakharova, porta-voz da chancelaria russa (Foto: TASS/Foto oficial/Chancelaria russa)

 

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

 

Sputnik Brasil - Maria Zakharova, representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, pediu que a comunidade internacional não interfirisse nas discussões diplomáticas sobre Essequibo, território em disputa jurídica pela Guiana e Venezuela.

A diplomata ainda destacou que manter a América Latina como uma zona de paz, livre de qualquer tipo de conflito, é do interesse de todos os países da região e do mundo. "Os problemas latino-americanos devem encontrar soluções latino-americanas", afirmou.

Nas palavras da representante oficial, foi de fundamental importância a moderação e a disponibilidade que os chefes de Estado demonstraram ao buscar uma via diplomática para resolver suas diferenças, em conformidade com o direito internacional. Ela ainda elogiou a Nicolás Maduro e a Irfaan Ali por enfatizarem a inadmissibilidade da interferência externa nos assuntos da região. 

"Estamos satisfeitos que o entendimento mútuo alcançado pelos presidentes tenha permitido reduzir o grau de tensão nas relações bilaterais e avançar o diálogo numa direção mutuamente satisfatória", disse Zakharova.

A disputa por Essequibo entre a Venezuela e a Guiana já remonta mais de 100 anos. O território abrange cerca de 160 mil km² e possui grandes riquezas minerais, como reservas de petróleo.