PL TEM 35 DEPUTADOS RÉUS EM AÇÃO PENAL OU INVESTIGADOS, UM TERÇO DA BANCADA
![PL TEM 35 DEPUTADOS RÉUS EM AÇÃO PENAL OU INVESTIGADOS, UM TERÇO DA BANCADA](https://institutojoaogoulart.org.br/uploads/images/image_750x_6671815a06df5.jpg)
Os parlamentares Carla Zambelli (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF) e Nikolas Ferreira (PL-MG), todos com pendências judiciais. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
EXCLUSIVO
PL TEM 35 DEPUTADOS RÉUS EM AÇÃO PENAL OU INVESTIGADOS, UM TERÇO DA BANCADA
O PL, maior bancada partidária da Câmara e legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem pelo menos 35 deputados investigados em inquéritos ou réus em ações penais. O dado é de levantamento exclusivo do Congresso em Foco feito pelos sistemas de consulta pública dos tribunais. É o partido com mais parlamentares com pendências na Justiça.
- Veja mais abaixo a lista completa dos processos dos deputados do PL
O número equivale a pouco mais de um terço da bancada do partido na Câmara, que tem 95 deputados. Tomando separadamente, o grupo de 35 deputados ainda tem mais parlamentares do que várias legendas na Casa – é maior, por exemplo, do que a soma das bancadas do PDT e do PSB.
Dos 35, ao menos 13 têm pendências judiciais no Supremo Tribunal Federal (STF), o que inclui cinco parlamentares investigados no chamado Inquérito das Fake News (Inq. 4781). Outros respondem por possível envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 ou por crimes contra a honra. Também há 18 congressistas investigados ou réus na Justiça eleitoral, em processos que estão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou algum dos tribunais eleitorais regionais.
Saiba o quanto cada partido vai ter de fundo eleitoral em 2024 Deputada evangélica pede para tirar assinatura do PL do Estupro Prêmio Congresso em Foco 2024: a lista preliminar dos aptos na categoria Apoio à Indústria
Os processos na bancada do PL
Na leitura da lista abaixo, é preciso considerar:
PUBLICIDADE
- O levantamento do Congresso em Foco foi feito a partir de consultas públicas aos portais dos tribunais. Foram consultados STF, STJ, TSE, os seis TRFs e os TJs estaduais. É possível, porém, que haja mais ações judiciais do que as listadas aqui – além das que estão em sigilo, há tribunais que não têm um meio eficiente de consulta processual pública.
- A listagem de parlamentares em exercício usada como referência foi consultada em 28 de maio de 2024. Assim, os congressistas incluídos são os que exerciam seus cargos nesta data, especificamente.
- A condição de investigado ou réu, por si só, não equivale a culpa. Um inquérito que cite um deputado pode ser arquivado depois; um congressista que seja réu em uma ação penal pode ser declarado inocente no final do processo.
AUTORIA
![Carlos Lins](https://congressoemfoco.uol.com.br/wp-content/uploads/2023/08/carlos-lins-150x150.jpg)
CARLOS LINS Editor. Passou por Poder360, SBT e Fato Online. Formado em Comunicação Social e em Teoria, Crítica e História da Arte pela UnB.