Milei é eleito na Argentina com projeto de ultradireita. Massa reconhece derrota

Milei é eleito na Argentina com projeto de ultradireita. Massa reconhece derrota

Milei é eleito na Argentina com projeto de ultradireita. Massa reconhece derrota

Sergio Massa parabenizou Milei pela vitória antes mesmo da divulgação do resultado oficial

 

Candidato presidencial argentino Javier Milei 18/10/2023REUTERS/Matias Baglietto Candidato presidencial argentino Javier Milei 18/10/2023 REUTERS/Matias Baglietto (Foto: MATIAS BAGLIETTO)

247 - Antes mesmo do início da divulgação dos resultados oficiais, o candidato presidencial argentino do União pela Pátria, Sergio Massa, reconheceu a vitória do ultradireitista Javier Milei, do A Liberdade Avança, no segundo turno das eleições, neste domingo (19). 

"Os resultados não são o que esperávamos. Me comuniquei com Javier Milei para parabenizá-lo e desejar-lhe boa sorte porque ele é o presidente que a maioria dos argentinos elegeu para os próximos quatro anos", disse Massa em discurso a apoiadores.

O ultradireitista Milei emergiu como o novo presidente eleito da Argentina, superando o ministro da Economia e o influente peronismo. O resultado representa uma guinada para a extrema direita na Argentina, em um período onde o país enfrenta uma severa crise econômica e hiperinflação.

Durante a campanha, Milei prometeu mais turbulência nas já agitadas águas políticas e econômicas argentinas. Entre suas propostas, destacam-se a intenção de abolir o Banco Central da Argentina, a dolarização da economia e a adoção de uma visão econômica "libertária". Além disso, a campanha de Milei ganhou notoriedade por defender abertamente a "tirania".