Documentos: CIA deu contas bancárias e apartamento a autores de 11 de setembro antes dos ataques

Documentos: CIA deu contas bancárias e apartamento a autores de 11 de setembro antes dos ataques

Documentos: CIA deu contas bancárias e apartamento a autores de 11 de setembro antes dos ataques

 

Fumaça espessa sobe da área do World Trade Center, Nova York, EUA, 11 de setembro de 2001 - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2023

© AP Photo / Daniel Hulshizer

 

Documentos divulgados como parte de um processo judicial apontam a um envolvimento da CIA nos ataques terroristas, e uma tentativa da organização e do FBI de encobrir uma ligação à Al-Qaeda.

Pelo menos dois dos sequestradores dos ataques de 11 de setembro de 2001 eram monitorados de perto pela Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) dos EUA e podem até ter sido recrutados pela agência muito antes de ajudarem a colidir dois aviões Boeing 767 no World Trade Center, revelam documentos recém-publicados.

O processo judicial contém testemunhos de vários investigadores do FBI que argumentam que a CIA obstruiu as investigações oficiais sobre o ataque terrorista a fim de ocultar suas conexões com a Al-Qaeda (organização terrorista, proibida na Rússia e em vários outros países). Ela também teria mentido sobre não as ter.

Prisão de Guantánamo - Sputnik Brasil, 1920, 17.09.2022

Panorama internacional

Juíza nos EUA impede publicação de relatório de tortura da CIA por questão de 'segurança nacional'

Mais surpreendente foi a revelação de um agente do FBI, chamado de CS-23, de que foram abertas contas bancárias americanas e um apartamento em San Diego, Califórnia, para os dois sequestradores, "a mando da CIA". De acordo com o agente do FBI citado pelo processo judicial, "a CIA usou sua relação de ligação com os serviços de inteligência sauditas para conduzir uma operação em solo americano".

Segundo os documentos, Omar al-Bayoumi dirigiu a relação com os sequestradores Nawaf al-Hazmi and Khalid al-Mihdhar.

Provavelmente procurando evitar qualquer divulgação semelhante, explicou o agente, "quando funcionários do FBI em San Diego e na sede do FBI tomaram conhecimento tanto da afiliação de al-Bayoumi com a inteligência saudita, como, posteriormente, da existência da operação da CIA para recrutar al-Harmi e al-Mihdhar através de al-Bayoumi [...] altos funcionários do FBI suprimiram as investigações sobre o acima exposto".