Como a China tem cortado o consumo de soja para depender menos das importações

Como a China tem cortado o consumo de soja para depender menos das importações

AGRO

Como a China tem cortado o consumo de soja para depender menos das importações

Ministério da Agricultura do país asiático estimou que a indústria de rações do país tenha reduzido o uso de soja em 9,1 milhões de toneladas neste ano

Soja

Como a China tem buscado cortar o consumo de soja e depender menos de importaçõesColheita de soja no Brasil, que exporta a maior parte da produção para a China(Bloomberg/Patricia Monteiro)

Por Hallie Gu

 

Bloomberg — A China passou a utilizar menos soja em rações de animais como parte de seus esforços para aumentar a segurança alimentar - o que pode impactar os preços globais.

Prevê-se uma diminuição na demanda chinesa por soja para rações em 2023, pois o país busca reduzir sua dependência de suprimentos estrangeiros e fortalecer a segurança na produção de grãos.

O Ministério da Agricultura anunciou esta semana que espera que a indústria de rações da China tenha reduzido o uso de soja em 9,1 milhões de toneladas este ano. Isso ocorre porque a proporção de farinha de soja nas rações diminuiu em 1,5 ponto percentual.

A China tem trabalhado para diminuir sua dependência de importações estrangeiras, especialmente dos Estados Unidos e do Brasil, promovendo a produção local e reduzindo o uso de farinha de soja.

 

 

Suzano compra terras do BTG no Mato Grosso do Sul por R$ 1,8 bilhão

Ativos englobam 70 mil hectares, utilizados para o plantio de eucalipto; acerto prevê pagamento à vista na data do fechamento da operação, previsto para o primeiro trimestre de 2024

Apesar da diminuição no consumo de soja em rações, as importações de soja no país continuam elevadas. A China importa mais de 80% da soja que consome, e as importações têm se mantido em níveis altos.

Esses suprimentos não são utilizados apenas para rações, mas também para atender à demanda por óleo de cozinha e para repor reservas.

Nos primeiros 11 meses até novembro, as importações de soja aumentaram mais de 10% em comparação com o ano anterior, atingindo cerca de 90 milhões de toneladas, o nível mais alto em três anos, segundo dados aduaneiros da China.

PUBLICIDADE

Os produtores industriais de rações reduziram o consumo de farinha de soja em 11% de janeiro a novembro, apesar do aumento de 4% na produção de rações, conforme informado pelo Ministério da Agricultura.

Pequim iniciou uma campanha há três anos para reduzir o uso de farinha de soja nas rações, promovendo receitas de rações com baixo teor de proteína e explorando recursos proteicos alternativos.

Isso inclui o uso de resíduos de cozinha e o estímulo a uma dieta mais baseada em pasto para vacas e ovelhas, em vez de cereais.