Peru: candidato da esquerda amplia vantagem na disputa presidencial, diz pesquisa
De acordo com pesquisa divulgada neste domingo, Pedro Castillo está 20 pontos à frente de Keiko Fujimori
Peru: candidato da esquerda amplia vantagem na disputa presidencial, diz pesquisa
De acordo com pesquisa divulgada neste domingo, Pedro Castillo está 20 pontos à frente de Keiko Fujimori
Por Marcelo Hailer
O candidato da esquerda à presidência do Peru, Pedro Castillo (Peru Livre), ampliou a sua vantagem sobre Keiko Fujimori (Força Popular). Segundo pesquisa divulgada neste domingo (25), Castillo tem 41,5% das intenções votos, e Fujimori aparece com 21,5%.
O levantamento foi feito pelo Instituto de Estudos do Peru (IEP) e publicado no jornal La República.
A vantagem de Castillo sobre Fujimori ampliou para 20 ponto no espaço de uma semana. A pesquisa anterior, feita pelo instituto Ipsis, mostrava Castillo com 42% e Fujimori com 31%. O candidato da esquerda recuou um ponto, mas sua opositora perdeu 10.
A pesquisa feito pelo instituto Ipsis também mediu o grau de rejeição dos candidatos: 55% declararam que não votariam de jeito nenhum em Keiko Fujimori; já Pedro Castillo apresente um índice menor: 33% declararam que não votariam de jeito nenhum nele.
Quem é Pedro Castillo
O líder das pesquisas, professor na província de Cajamarca, ganhou projeção no Peru quando liderou a greve nacional de docentes de 2017, que paralisou as aulas por três semanas exigindo melhores condições para profissionais de educação. Entre as suas principais propostas está a de convocar uma Assembleia Constituinte com o objetivo de derrubar a candidatura do ex-ditador Alberto Fujimori.
O programa do Peru Livre prevê o abandono do neoliberalismo e a construção de uma “Economia Popular com Mercados”, com um forte papel do Estado, além da estatização de reservas. Apesar disso, ele é visto com cautela por alguns setores da esquerda peruana.