Milei decreta intervenção nas mídias públicas da Argentina
Milei decreta intervenção nas mídias públicas da Argentina
Federação Argentina dos Trabalhadores da Imprensa chama o ato do presidente de "absolutamente autoritário"
O presidente da Argentina, Javier Milei, decretou intervenção da mídia pública no país. A medida é uma das promessas da campanha do ultradireitista, que, mesmo sem a maioria no parlamento, pode acabar gerando a privatização dessas empresas.
Para que as empresas de mídia pública da Argentina sejam privatizadas, é necessária aprovação legislativa. No entanto, a aprovação pode ser consolidada, uma vez que os meios de comunicação públicos não tem tanta força no país.
Como justificativa para a intervenção, o governo argentino disse que é “necessário otimizar a eficácia e eficiência das ações” da mídia pública. O decreto de Milei exonerou a direção colegiada que dirigia as emissoras e veículos públicos e colocou interventores no lugar. Entre os poderes dos interventores, está o de “operar e manter as sociedades de modo a manter a gestão administrativa com objetivo de tornar sustentáveis ditas empresas”.
Protesto dos trabalhadores da mídia
A Federação Argentina dos Trabalhadores da Imprensa (Fatpren) publicou uma declaração a respeito da intervenção de Milei. De acordo com o documento, o ato do presidente “viola a legislação vigente” e “passa por cima do Congresso e da Nação”.A F
Ainda na declaração, a Fatpren afirma que os veículos públicos funcionam de acordo com a legislação e através de um “controle democrático do parlamento e do povo”, que a intervenção é “absolutamente autoritária” e que fica clara a intenção do Poder Executivo de privatizar as mídias “para fazer com eles um negócio”.