Lula chama de volta embaixador do Brasil em Tel Aviv

Lula chama de volta embaixador do Brasil em Tel Aviv

Lula chama de volta embaixador do Brasil em Tel Aviv

Frederico Meyer foi convocado pelo governo brasileiro para consultas

Teo Curyda CNN

Brasília

O governo brasileiro decidiu chamar de volta ao país, o embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, nesta segunda-feira (19). A convocação acontece após a repercussão das falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a Guerra de Israel.

 

Em meio à crise diplomática com o governo de Israel, Lula se reuniu nesta segunda-feira (19) no Palácio da Alvorada com o assessor especial da presidência Celso Amorim, ministros e auxiliares.

A expectativa é de que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, faça uma declaração sobre o caso ainda nesta segunda-feira (19). O Itamaraty pensa na melhor forma de resolver a questão, sem precisar recuar sobre ela.

Depois da fala, o presidente Lula passou a ser tratado como uma “persona non grata” pelo governo de Israel, que aguarda uma retratação por parte do executivo brasileiro. O assessor especial de assuntos internacionais da Presidência disse à CNN que Lula não vai pedir desculpas por criticar o genocídio em Gaza, “não tem nada do que se desculpar”, afirmou.

Segundo apuração da CNN, Lula deixou claro que quer manter o posicionamento contra as ações do governo israelense, mas também quer reforçar que a crítica não se estende ao povo judeu.

 

A posição do governo de manter o posicionamento do presidente muda atitude que vinha sendo tomada pelo executivo de mediar o conflito e pedir por um cessar-fogo.