Ibaneis Rocha e Celina Leão são alvos de pedido de impeachment feito por advogados

Ibaneis Rocha e Celina Leão são alvos de pedido de impeachment feito por advogados
Documento pede, além do impedimento, a cassação dos direitos políticos de ambos pelo prazo de oito anos
Por Nelson Lima Neto
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2023/F/N/RueaMQRPqfiiKmepCeGQ/101702066-o-governador-do-distrito-federal-ibaneis-rocha-durante-reuniao-do-forum-de-governadore.jpg)
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha Marcelo Camargo/Agência Brasil
Um grupo de quatro advogados de Brasília protocolou, hoje, um pedido de impeachment contra o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e a governadora em exercício, Celina Leão.
A banca cita crimes de responsabilidade cometidos pelos dois em função dos graves acontecidos ocorridos em Brasília em 8 de janeiro, com as invasões do Congresso Nacional, do STF e do Palácio do Planalto.
No documento entregue à Câmara Legislativa do DF, há a cronologia dos fatos que ocorreram no domingo. Os advogados concluem que Ibaneis é responsável pelos acontecimentos, e citam o vídeo em que ele pede desculpas a outras autoridades como uma "confissão".
Celina Leão também é citada como responsável pelos acontecimentos, tendo atuado "dolosamente", ao não tomar providências, com a intenção de "tirar proveito político" dos fatos. O documento cobra, também, a cassação dos direitos políticos da dupla por oito anos.
Assinam o pedido os advogados Dinah Silva Lima, Sergio Bueno da Fonseca, Felipe de Souza Marques Rodrigues e Cláudio Eduardo Jarger Nicotti. Cabe ao presidente da Câmara Legislativa do DF analisar o pedido.