Hà 11 anos o Brasil elegia Dima Rousseff

Há exatos 11 anos, no dia 31 de outubro de 2010, mais precisamente às 20h, saberíamos que o Brasil acabava de eleger, pela primeira vez em sua história, uma mulher para a Presidência da República

Hà 11 anos o Brasil elegia Dima Rousseff

Hà 11 anos o Brasil elegia Dima Rousseff

Ana Prestes

Há exatos 11 anos, no dia 31 de outubro de 2010, mais precisamente às 20h, saberíamos que o Brasil acabava de eleger, pela primeira vez em sua história, uma mulher para a Presidência da República. Dilma Vana Rousseff, mineira, aos 62 anos, obteve 55.725.529 de votos, tendo sido escolhida por 56% do total de brasileiras e brasileiros que foram às urnas naquele domingo. 

 

Muitas lutas se deram para que esta eleição um dia fosse possível. E justamente para contar a história de como se dava a luta para que mulheres votassem e fossem votadas, há um século, organizei a obra "100 Anos da Luta das Mulheres pelo Voto - Argentina - Brasil - Uruguai" a ser lançado nos próximos dias pelo Instituto E Se Fosse Você dirigido pela @ManuelaDavila.

 

Assim que imaginei o livro, pensei: "Dilma @dilmabr  precisa escrever o prefácio!". E qual não foi minha alegria quando ela escreveu mesmo! No texto ela traz essas palavras: "Precisamos resistir. Não temos opção que não seja lutar. Nossa força depende de conhecimento e de informação. Depende do nosso discernimento sobre a realidade e a história, da pluralidade de visões e análises, ideias, fazeres e conquistas. Uma parte fundamental da história das mulheres brasileiras e do movimento feminista está neste livro."