Em Gaza, um herói dos animais abandonados

Território palestino em guerra há muitos anos com Israel, a Faixa de Gaza é palco de histórias trágicas, com uma escalada na violência registrada no início do mês, com ataques e mortes de civis registrados nos dois lados.

Em Gaza, um herói dos animais abandonados

Em Gaza, um herói dos animais abandonados

 Paloma OlivetoSem categoria

Saeed Al Err no abrigo: “Eu sonho que um dia todos os animais encontrarão um espaço seguro”

Território palestino em guerra há muitos anos com Israel, a Faixa de Gaza é palco de histórias trágicas, com uma escalada na violência registrada no início do mês, com ataques e mortes de civis registrados nos dois lados. Em meio à barbárie, porém, há relatos de atos pacíficos e heróicos. Um deles é protagonizado por Saeed Al Err, um homem que tomou para si a missão de cuidar dos animais que, famintos, vagam pela região.

Em 2006, Saeed Al Err fundou a Sulala (palavra árabe para “raças animais”), um abrigo que cuida de cães e gatos e, hoje, também é lar de um burrinho. Todos os dias, Al Err sai de casa com a missão de resgatar os animais que nasceram nas ruas ou foram abandonados. Segundo ele, em Gaza, os animais estão sempre em risco de serem atropelados por carros ou contrair doenças causadas pela má alimentação e pelas péssimas condições de vida. “Todos os dias recebemos muitas ligações de cidadãos sobre essas pobres almas. Nós os pegamos, tratamos e os colocamos em um lugar seguro”, conta, no site do abrigo. 

A missão da Sulala também é educativa. Para aumentar a consciência sobre a situação dos animais abandonados, os integrantes do abrigo visitam escolas mantidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Faixa de Gaza. 

“Nossa visão é um dia não ter mais animais abandonados na Cidade de Gaza e construir um abrigo permanente. Estamos pressionando os municípios da Palestina para que nos forneçam o apoio necessário. No entanto, nossa visão requer apoio em nível local e internacional”, destaca a ONG, que recebe doações na página oficial. 

Em uma entrevista recente ao jornal britânico The Guardian, Al Err contou que pegou um empréstimo bancário para começar os trabalhos no abrigo e disse que, “a jornada está apenas começando”. “Espero que, um dia, um hospital especializado atenda a todos os animais. Desejo ter abrigos totalmente equipados e conscientizar todas as pessoas sobre os animais. Eu sonho que um dia todos os animais encontrarão um espaço seguro como Minwer”, revelou, citando um gatinho que resgatou e levou para casa.