Bolsonaro sente o abandono da elite e Carta aos Brasileiros virou “ponto final” para a campanha

Bolsonaro sente o abandono da elite e Carta aos Brasileiros virou “ponto final” para a campanha

Bolsonaro sente o abandono da elite e Carta aos Brasileiros virou “ponto final” para a campanha

"Se em 2018 a elite chegou a apoiar Bolsonaro, dessa vez não tem conversa", diz o jornalista Tales Faria

Redação[email protected]

 

Jair Bolsonaro com cara de desespero
Foto: Agência Brasil

O jornalista Tales Faria informou ao UOL nesta quinta-feira (28) que a “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado de Direito”, com ampla adesão de grandes bancos, empresários, juristas e outras personalidades, caiu como uma bomba sobre a campanha de Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o repórter, a campanha entendeu que as adesões indicam um “ponto final” na candidatura de Bolsonaro, que não deve crescer nos próximos meses. O próprio Bolsonaro sentiu que foi abandonado pela elite brasileira. Nem a agenda liberal de Paulo Guedes encanta mais os apoiadores de outrora.

Durante participação no programa UOL News, Tales apontou que a carta “é um ponto de inflexão na campanha, pois mostrou que, se em 2018 a elite chegou a apoiar Bolsonaro, dessa vez não tem conversa. Ele agrediu a democracia e a elite brasileira largou o Bolsonaro.”

Além da carta, o governo Bolsonaro viveu nos últimos dias uma série de episódios que mostram falta de apoio para a reeleição ou uma tentativa de golpe. Uma das mais importantes reações veio dos Estados Unidos, que afirmaram compromisso com a democracia brasileira e crença na lisura do sistema eleitoral.

Na visão de Tales, Bolsonaro – que está atrás de Lula nas pesquisas – não terá nem mesmo apoio dos militares brasileiros para um golpe, pois eles mantêm ligações fortes com a geopolítica, e a falta de adesão dos EUA é um indicativo de como irão proceder.

SOBRE A CARTA

A carta aos brasileiros é uma iniciativa da Faculdade de Direito da USP e já conta com mais de 240 mil signatários. Um dos nomes de peso é do ex-ministro da Suprema Corte, Celso de Mello, que convocou a população a insurgir-se contra as “sórdidas manobras golpistas” de Bolsonaro.

Leia a carta e assine clicando aqui.