Lula abre 13 pontos para Bolsonaro no 1º turno das eleições 2022, diz pesquisa

Lula abre 13 pontos para Bolsonaro no 1º turno das eleições 2022, diz pesquisa

Lula abre 13 pontos para Bolsonaro no 1º turno das eleições 2022, diz pesquisa

Petista tem 44% das intenções de voto, contra 31% do atual mandatário, aponta levantamento BTG Pactual/FSB Pesquisa

BELO HORIZONTE

 

btg, Lula Bolsonaro Lula e Jair Bolsonaro. Crédito: Ricardo Stuckert (Flickr @LulaOficial) e José Dias (Flickr @palaciodoplanalto)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu 13 pontos percentuais sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) em pesquisa BTG Pactual/FSB Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (25/7).

Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são indicados ao entrevistado, o petista agora tem 44% das intenções de voto, contra 31% do atual mandatário. Ciro Gomes (PDT) tem 9% e Simone Tebet (MDB), 2%. Outros 7% disseram que não vão votar e 3% estão indecisos.

Lula subiu 3% em relação à última pesquisa, divulgada em 11 de julho. Bolsonaro caiu 1%, e Ciro se manteve com o mesmo percentual.

 

Na simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente tem 54% das intenções de voto contra 36% do presidente em exercício. Nesse cenário, 4% disseram que não votam em nenhum dos dois e 3% votariam em branco ou nulo.

Se a disputa fosse entre Lula e Ciro no segundo turno, a pesquisa aponta 48% das intenções de voto para o petista e 32% para o pedetista.

Rejeição

O presidente Jair Bolsonaro lidera a pesquisa de rejeição – 58% dos entrevistados disseram que não votam nele de jeito nenhum. Em seguida estão Ciro Gomes, com 47%, e Lula, com 42%.

Metodologia

A pesquisa foi realizada por telefone, entre os dias 22 e 24 de julho. Foram entrevistadas 2 mil pessoas. De acordo com o instituto FSB Pesquisa, a margem de erro é de 2 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.