Biden e Xi Jinping: nunca houve transição de hegemonia sem guerra!

Biden e Xi Jinping: nunca houve transição de hegemonia sem guerra!

Biden e Xi Jinping: nunca houve transição de hegemonia sem guerra!

Redação Disparada·

Biden e Xi Jinping nunca houve transicao de hegemonia sem guerra

 

Por Cesar Benjamin – O presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, está realizando uma visita sentimental à Irlanda, terra de seus avós. Enquanto isso, o presidente Xi Jinping, da China, reuniu-se, em rápida sequência, com os presidentes da Rússia, da França, do Conselho da Europa e do Brasil, com o comissário de relações exteriores da União Europeia e com a ministra da Relações Exteriores da Alemanha.

A quantidade e a diversidade de projetos, iniciativas e articulações da China no mundo não têm paralelo – todas tratando de comércio, desenvolvimento e estabilidade –, enquanto os americanos se afundam no discurso reiterado da força, das tensões, das sanções e das ameaças.

Todos os países sancionados deram a volta por cima, inclusive o Irã. O confisco das reservas russas, por sua vez, mostrou-se um tiro no pé. A economia russa manteve-se à tona e a Rússia está ganhando a guerra contra a OTAN.

Enquanto isso, até a Arábia Saudita percebeu que não pode confiar no dólar.

É pau, é pedra, é o fim do caminho. Qualquer análise das tensões internacionais que não parta da crise aguda da hegemonia americana é uma farsa. Só a imprensa brasileira não vê.

Vivemos tempos muito perigosos. Nunca houve transição de hegemonia sem guerra.