Aliados sugerem a Lula reforma ministerial mais ampla para acomodar Centrão

Aliados sugerem a Lula reforma ministerial mais ampla para acomodar Centrão

Aliados sugerem a Lula reforma ministerial mais ampla para acomodar Centrão

Mudanças propostas contemplariam a ida de Geraldo Alckmin para a Defesa, liberando o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços para outros partidos, de acordo com auxiliares do presidente

Renata Agostinida CNN

Brasília

 

A reforma ministerial que deverá ser promovida por Luiz Inácio Lula da Silva para acomodar o Centrão pode envolver mudanças maiores do que o inicialmente previsto, alertam auxiliares do presidente.

Um cenário estudado inclui, por exemplo, mexer no comando do Ministério da Defesa, de acordo com um ministro que tem participado das discussões.

Esse seria um caminho para acomodar o vice-presidente Geraldo Alckmin, hoje à frente do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

A pasta entrou na lista de possibilidades para trazer o Republicanos para dentro do governo.

Inicialmente, o Ministério do Esporte foi oferecido para o deputado Silvio Costa Filho.

Depois, o Planalto acenou à legenda com o Ministério de Ciência e Tecnologia, espaço visto pelo Republicanos com menos interesse.

Embate entre PT e Centrão põe em xeque gestão da Petrobras

 

 

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio surgiu então como uma possibilidade para tentar um compromisso maior da sigla com os projetos de Lula.

A meta do Planalto é tentar selar um acordo mais amplo com o presidente do partido, o deputado Marcos Pereira. Apesar de ter dado aval para as conversas de Silvio Costa Filho, ele tem resistido a deixar a postura de oposição ao governo.

Ministros de Lula têm se dedicado a montar diversos planos de reforma considerando duas variáveis: as ponderações feitas pelos partidos do Centrão e os vetos vocalizados por Lula.

O presidente, por exemplo, barrou qualquer investida contra o Ministério da Saúde.

Como mostrou a CNN, ele também tem indicado predileção por manter espaços como Embratur, Correios e Caixa nas mãos de aliados mais próximos.

Isso fez com que auxiliares elaborassem um plano que incluiria dar a União Brasil e PP cargos de diretoria e vice-presidência nestes órgãos.

Esta semana é vista como decisiva, já que há retomada dos trabalhos no legislativo e Lula deve se sentar com Arthur Lira para conversar sobre a reforma.