Valor não acredita mais na “retomada em V”

Adorador da agenda ultraneoliberal do rentista Paulo Guedes, o jornal Valor foi um dos que apostou suas fichas na "retomada em V" da economia brasileira...

Valor não acredita mais na “retomada em V”

Valor não acredita mais na “retomada em V”

 

 

Por Altamiro Borges

 

Adorador da agenda ultraneoliberal do rentista Paulo Guedes, o jornal Valor foi um dos que apostou suas fichas na "retomada em V" da economia brasileira - queda brusca seguida de crescimento acelerado. A torcida não durou muito tempo e agora até o veículo da cloaca burguesa já admite que o Brasil é "um país à deriva". O czar da economia é um desastre!

Em artigo publicado nesta sexta-feira (22), a colunista Claudia Safatle se mostra pessimista: "Há fortes indicações de que a recuperação em V foi curta, durou dois trimestres (terceiro e quarto trimestres de 2020) e perdeu fôlego. Um voo de galinha já bem conhecido dos brasileiros".

O "voo de galinha" teria se dado graças ao auxílio emergencial, que beneficiou mais de 70 milhões de pessoas e acabou em dezembro. Ouvida pelo jornal, a economista Silvia Matos, coordenadora do Boletim Macro do Ibre/FGV, prevê que "o cenário desenhado para este novo ano é ruim para o primeiro semestre".

Mesmo uma possível e tímida melhora da economia no segundo semestre ainda é dúvida. Como aponta o jornal Valor, "tudo vai depender do sucesso (ou fracasso?) da vacinação contra a covid-19. Quanto mais incerta e demorada for, maior será a perda de Produto Interno Bruto (PIB)".

 

“Falta perspectiva de superação da pandemia. Eu esperava uma normalização no segundo semestre, com vacinação em massa, mas agora não sei”, lamenta a coordenadora do Boletim Macro do Ibre/FGV. Com o repique da Covid e a volta das restrições nas cidades, "o mercado de trabalho, que já está péssimo, pode piorar".

Pesquisas apontam que a confiança de consumidores e empresários está em queda. "A intensificação da doença deixa a economia sujeita a um novo perigo, do ‘V’ se transformar em um ‘W’, com o temível duplo mergulho da atividade", afirma agora o antes tão animado jornal dedicado ao mundo empresarial.

A vacinação seria o melhor remédio para a retomada da economia. "Pena que o presidente Jair Bolsonaro parece ter imensa dificuldade de compreender essa simples correlação. A triste constatação, diante do bate-cabeças em que está o governo, é de que o país não se preparou para um prolongamento da pandemia", choraminga o Valor. 

 

É bom não esquecer que a cloaca burguesa é a principal culpada pela eleição do laranjão!