Irã denuncia padrões duplos dos EUA sobre liberdade de expressão

Irã denuncia padrões duplos dos EUA sobre liberdade de expressão

Irã denuncia padrões duplos dos EUA sobre liberdade de expressão

 
 
WhatsAppFacebookgorjeiotelegramamensageiroWordPressPinterestEmailGmailLinkedInSkypeimprimirRio ViberCopiar linkWeCO Irã condenou na quarta-feira os duplos padrões dos Estados Unidos em relação à liberdade de expressão após o bloqueio dos EUA ao irã e a outros meios de comunicação da Ásia Ocidental na internetDe acordo com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Saeed Khatibzadeh, a defesa da liberdade de expressão de Washington é "hipócrita", enquanto dificulta as transmissões da Press TV, Al-Alam, Al-Kwthar TV e da emissora iemenita Al Masirah.

Na opinião do porta-voz, o atual governo dos EUA (do presidente Joe Biden) continua na mesma linha que o anterior (o de Donald Trump). Essas medidas, acrescentou, confirmam a intenção da Casa Branca de silenciar vozes que diferem de seus interesses.

"Os padrões duplos dos EUA são vergonhosos. A atual administração dos EUA seguiu exatamente o caminho da administração anterior, uma decisão que resultará em nada mais do que uma dupla derrota para Washington",disse ele.

A este respeito, o Governo da nação islâmica informou que entrará com ações judiciais por meio de canais legais para enfrentar essas decisões.

Na terça-feira, os Estados Unidos cortaram, sem explicação, o acesso a vários portais de redes pertencentes ao rádio e à televisão da República Islâmica do Irã (IRIB) e da Resistência na Síria, Iraque e Palestina, como o canal de notícias palestino Al-Youm.

A mídia internacional entrevistou um funcionário dos EUA, que sob condição de anonimato confirmou o bloqueio de pelo menos 36 sites iranianos. No entanto, o Governo não deu nenhuma declaração oficial.

O movimento influencia os domínios ".com" e ".net" que estão em seu controle, de modo que a Press TV e Al-Alam podem ser consultados na variante iraniana ".ir".

Esses dois canais com transmissões em inglês e árabe estão sujeitos à censura contínua dos Estados Unidos para limitar suas opiniões diferentes das propagadas pela mídia hegemônica dos Estados Unidos.

Tirada da TeleSUR/ Foto de capa: Archivo Prensa Latina.