Índia se torna 1º país do mundo a pousar com sucesso no polo sul da Lua 

Índia se torna 1º país do mundo a pousar com sucesso no polo sul da Lua 

Índia se torna 1º país do mundo a pousar com sucesso no polo sul da Lua 

 

Espaçonave Chandrayaan-3 partindo do Centro Espacial Satish Dhawan em Sriharikota, estado de Andra Pradesh, Índia, na sua jornada até a Lua - Sputnik Brasil, 1920, 23.08.2023

© Foto / Organização de Pesquisa Espacial Indiana

O módulo Chandrayaan-3 da Índia pousou com sucesso em uma área desafiadora do satélite natural da Terra que tem atraído a atenção dos cientistas pela possibilidade de conter água.

A Índia se torna o primeiro país no mundo a pousar com sucesso uma espaçonave – módulo Chandrayaan-3 com um rover lunar a bordo – no polo sul da Lua, de acordo com imagens transmitidas pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, na sigla em inglês) nesta quarta-feira (23).

A missão lunar da Índia foi lançada em 14 de julho e entrou na órbita do satélite natural em 5 de agosto.

A estação realizou várias manobras para se aproximar da Lua até que sua órbita diminuísse para 100 quilômetros de distância de sua superfície. O módulo de pouso do Chandrayaan-3, Vikram, se separou da estação no dia 17 de agosto e conduziu anteriormente duas operações para baixar um pouco mais sua órbita até o anúncio de pouso bem-sucedido de hoje.

Falando com a Sputnik, o dr. T. V. Venkateswaran, cientista do Departamento de Ciência e Tecnologia de Vigyan Prasar, explicou o pouso na Lua.

"O módulo de pouso Vikram pousou com sucesso na cratera lunar. Agora, a estação da ISRO está recebendo sinais do módulo de pouso. Vikram tem um sensor ativo que envia sinais para a Terra." De acordo com o cientista, o sinal de envio demorou um segundo, após o qual a ISRO confirmou o pouso suave.

 

"Temos que esperar um pouco pelas fotos, pois após o pouso haverá poeira e, assim que a poeira baixaro Pragyaan Rover clicará a foto de Vikram e então Vikram tirará uma foto de Pragyaan."

"Com isto, somos agora a quarta nação a chegar à Lua", disse o cientista.

Conceito do Radiotelescópio da Cratera Lunar  no lado oculto da Lua - Sputnik Brasil, 1920, 07.08.2023