Forças ucranianas 'colocam civis em risco' – Anistia

Kiev está rotineiramente usando escolas e hospitais como bases militares, diz o grupo de direitos

Forças ucranianas 'colocam civis em risco' – Anistia

Forças ucranianas 'colocam civis em risco' – Anistia

Ukrainian forces ‘put civilians at risk’ – Amnesty — RT Russia & Former Soviet Union

Kiev está rotineiramente usando escolas e hospitais como bases militares, diz o grupo de direitos

*Google traductor

As forças ucranianas parecem ter um padrão de colocar tropas e veículos militares em áreas residenciais, incluindo o uso de hospitais como bases militares de fato, disse a Anistia na quinta-feira. Tais ações violam o direito humanitário internacional e colocam vidas civis em risco, disse a ONG de direitos humanos.

A acusação é baseada em pesquisas que a Anistia realizou entre abril e julho no leste da Ucrânia. Em 19 cidades e vilas, encontrou evidências de que as forças ucranianas lançaram ataques de dentro de áreas residenciais. Em vários casos, eles foram alvo de ataques russos retaliatórios, alguns dos quais mataram civis, segundo o relatório.


Em 22 das 29 escolas visitadas pela Anistia, eles disseram ter encontrado evidências de atividade militar atual ou anterior. Em cinco locais, eles testemunharam tropas ucranianas usando hospitais como bases, o que foi "uma clara violação do direito humanitário

A maioria das áreas residenciais inspecionadas estava longe das linhas de frente, e havia alternativas viáveis para implantações militares, observou a Anistia. O grupo de direitos disse que "não estava ciente" de que a Ucrânia tentou evacuar civis dessas áreas, como é exigido pelas regras internacionais de guerra.internacional".

"Documentamos um padrão de forças ucranianas colocando civis em risco e violando as leis de guerra quando operam em áreas povoadas", disse Agnes Callamard, secretária-geral da Anistia Internacional.

"Estar em uma posição defensiva não isenta os militares ucranianos de respeitar o direito humanitário internacional", acrescentou. "Os militares nunca devem usar hospitais para se envolver em guerra e devem usar apenas escolas ou casas civis como último recurso quando não há alternativas viáveis."

A Anistia observou que, em alguns lugares, onde avaliou que as forças russas fizeram ataques indiscriminados ilegais em áreas residenciais, não encontrou evidências da presença de tropas ucranianas. O uso ilegal de objetos civis pela Ucrânia "não justifica de forma alguma ataques russos indiscriminados", enfatizou.

Respondendo ao relatório, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, disse que a Rússia frequentemente destacava os métodos descritos pela Anistia e havia relatado repetidamente que a Ucrânia está usando civis como escudos humanos.

Moscou afirma que nunca tem como alvo locais civis, ao contrário das acusações vindas de Kiev, e que tomou todas as precauções para mitigar os riscos para os civis ao atacar as forças ucranianas em cidades e aldeias.