Prejuízo milionário: investidores processam XP por esvaziamento de seus patrimônios

Prejuízo milionário: investidores processam XP por esvaziamento de seus patrimônios

Prejuízo milionário: investidores processam XP por esvaziamento de seus patrimônios

Investidores acusam corretora de promover práticas abusivas que levaram a prejuízos em aplicações financeiras

Redação Terra
 


A XP Investimentos foi fundada em 1997 pelo economista Guilherme Benchimol.
Foto: Ilustração
A XP Investimentos, maior corretora do País com R$ 1,1 trilhão sob sua custódia e 4,5 milhões de clientes, é alvo de uma ação na Justiça por promover práticas abusivas que levaram os investidores a prejuízos milionários em aplicações financeiras e ao esvaziamento de seus patrimônios. 

Segundo o Metrópoles, os investidores acusam a corretora de passar informações erradas ou incompletas sobre os investimentos, prometerem lucros exorbitantes e incentivam aportes em papéis pouco vantajosos, mas que rendem maiores pagamentos em taxas de corretagem.

Notícias relacionadas

Governo amplia isenção do Imposto de Renda para quem recebe até dois salários mínimos

Better Collective conclui aquisição da Playmaker Capital

Jovem compra casa flutuante por R$ 1,26 milhão e faz sucesso na internet compartilhando rotina
O Terra entrou em contato com a XP para saber sobre as acusações e o processo movido pelos clientes. Em nota, a corretora disse que não comenta casos específicos que tramitam na Justiça. Fundada em 1997 pelo economista Guilherme Benchimol, a XP adquiriu nos últimos anos mais de uma dezena de outras empresas do mesmo ramo.

Os processos movidos na Justiça são abastecidos com trocas de mensagens entre assessores e clientes da XP, segundo o Metrópoles. Elas mostram que agentes vinculados à corretora vendem produtos de alto risco com a garantia de “blindagem” contra perdas, o que acaba não acontecendo. 

Além disso, clientes se dizem ludibriados pela empresa e acusam assessores de terem feito operações milionárias sem suas autorizações, o que teria aumentado os prejuízos e, também, as comissões recebidas pelos agentes. 

Os principais relatos feitos nos processos dizem respeito a investimentos em Certificados de Operações Estruturadas (COEs) e em operações alavancadas com empréstimos feitos pela corretora.

O COE é baseado em uma gama de investimentos de renda fixa e variável e tem sido vendido como um papel com potencial de lucro acima da média, com garantia do valor principal investido em caso de baixa.

Na nota enviada ao Terra, a XP disse ainda que “segue rigorosamente a regulação e preza pela absoluta transparência nas condições e prazos dos seus produtos de investimentos. Por isso, está alinhada aos mais altos padrões de compliance e de aplicação de suitability”.

https://www.terra.com.br/economia/prejuizo-milionario-investidores-processam-xp-por-esvaziamento-de-seus-patrimonios,56d6f5299fb8e3cc07cf9f067ae335fdkdk8m9jg.html?utm_source=clipboard