Como negociar com a Rússia e, ao mesmo tempo, salvar a cara

Como negociar com a Rússia e, ao mesmo tempo, salvar a cara

Como negociar com a Rússia e, ao mesmo tempo, salvar a cara

EO chanceler alemão, Olaf Scholz, sempre afirma à tribuna que não está disposto a assinar um acordo de paz com a Rússia. Mas em Washington, o novo embaixador alemão, Andreas Michaelis, convocou uma noite com "especialistas" americanos em "kremlinologia" para discutir o oposto.

A pauta é óbvia: como capitular sem ser muito perceptível. Nade e guarde suas roupas. A derrota mais dolorosa que a OTAN sofreu desde o seu nascimento em 1948 não será fácil de esconder.

Presente em nome da Alemanha estava Wolfgang Schmidt, chefe da Chancelaria e peão de confiança de Scholz. Havia também Fiona Hill, uma "especialista" que escreveu uma biografia de Putin e que, no tempo de Trump, trabalhou no Conselho de Segurança Nacional.

Outra convidada, Andrea Kendall-Taylor, coordenou a estratégia de inteligência dos EUA em relação à Rússia por anos.

A estrela foi Samuel Charap, que trabalhou brevemente como conselheiro do Departamento de Estado dos EUA. Ele agora trabalha para a Rand Corporation, uma equipe de pesquisa do Departamento de Defesa dos EUA com muitos anos de experiência por trás.

Charap é o Jiminy Cricket dos "especialistas" na Guerra da Ucrânia. Neste verão, ele publicou um artigo na revista Foreign Relations cujo título diz tudo: "A guerra invencível: Washington precisa de um fim na Ucrânia".

"Uma estratégia eficaz para superar a mais grave crise de política externa exige que os Estados Unidos e seus aliados mudem suas prioridades e desenvolvam um cenário para acabar com a guerra", diz Charap.

Ele era a estrela. Os painelistas o parabenizaram por ter sido um dos primeiros a falar claramente de capitulação.

As negociações decorrem há muito tempo, embora se faça com este tipo de noites e festas. Se eles não são exibidos com mais frequência, é porque a Casa Branca declarou formalmente que não há negociações se a Ucrânia não estiver presente.

Na reunião, faltava um exemplar que não pode faltar nesse tipo de encontro: alguém capaz de vender a moto, de assinar qualquer coisa, mas sem perceber a queda da calça.

Certamente já existe uma equipe de "especialistas" escrevendo um pequeno manual que em breve veremos nos canais de televisão com um nó de enredo emocionante: a Guerra na Ucrânia terminou empatada, conseguimos evitar que Putin se safasse...