Bolsonaro sinaliza interferência na prova do Enem: ‘Cara do governo’

Presidente reafirma interferência que levou a pedidos de exoneração por servidores do Inep

Bolsonaro sinaliza interferência na prova do Enem: ‘Cara do governo’

Bolsonaro sinaliza interferência na prova do Enem: ‘Cara do governo’

Presidente reafirma interferência que levou a pedidos de exoneração por servidores do Inep

Foto: Alan Santos/PR

Foto: Alan Santos/PR

Da Fórum

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) sinalizou nesta segunda-feira (15), em viagem a Dubai, interferência no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo ele, as questões começam “a ter agora a cara do governo”.

“O que eu considero muito também: começam agora a ter a cara do governo as questões da prova do Enem”, disse. “Ninguém precisa ficar preocupado. Aquelas questões absurdas do passado, que caíam tema de redação que não tinha nada a ver com nada. Realmente, algo voltado para o aprendizado.”

Bolsonaro se refere a questões políticas e voltadas ao pensamento crítico o que, de acordo com o seu governo, teriam “cunho ideológico”, como o uso do termo ditadura em vez de regime militar.

 

Desligamento em série no Inep

 

No último dia 8, houve um desligamento em série de 37 servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) após pedido de exoneração do coordenador-geral de exames para certificação, Eduardo Carvalho Sousa, e do coordenador-geral de logística da aplicação, Hélio Junior Rocha Morais.

Servidores do órgão responsável pelo exame afirmaram em reportagem ao Fantástico que sofreram pressão psicológica e vigilância velada na formulação do Enem 2021 para que evitassem escolher questões polêmicas que eventualmente incomodariam o governo Bolsonaro.

Segundo eles, houve tentativas de interferência no conteúdo das provas, situações de intimidação e despreparo do presidente do órgão, Danilo Dupas.

Nesta segunda-feira (15), Bolsonaro comentou sobre o tema e transferiu aos jornalistas a responsabilidade de falar com o seu ministro da Educação, Milton Ribeiro.

“Conversei muito rapidamente com o Milton. Seria bom vocês conversarem com eles, o que levou àquelas demissões. Não quero entrar em detalhes, mas é um absurdo o que se gastava com poucas pessoas lá. Um absurdo, tá?”, disse.

“Inadmissível o que acontecia. Então o Milton é uma pessoa séria, responsável, é do ramo, ele mandou mensagem para mim agora há pouco, diz que a prova do Enem vai correr na mais absoluta tranquilidade.”

Marcada para os próximos dois domingos, 21 e 28 de novembro, a prova do Enem é elaborada todos os anos com 180 questões. Todas as perguntas são retiradas do Banco Nacional de Itens, formado por milhares de questões redigidas por professores escolhidos por edital.