A crescente influência da China na América Latina dispara o alarme para os EUA, diz chefe do Comando Sul dos EUA

A crescente influência da China na América Latina dispara o alarme para os EUA, diz chefe do Comando Sul dos EUA

A crescente influência da China na América Latina dispara o alarme para os EUA, diz chefe do Comando Sul dos EUA

 

General Laura Richardson

  • Washington corre o risco de ser “superado” pelo investimento agressivo de Pequim na região, particularmente em infraestrutura crítica como 5G
  • O alcance chinês é “absolutamente global e bem debaixo do nosso nariz, tão perto de nossa pátria”, diz a general Laura Richardson

Por Igor Patrick

Os EUA correm o risco de serem “superados” pela China na América Latina, particularmente em telecomunicações e outras infraestruturas críticas, disparando o alarme para os EUA, disse um alto oficial militar americano na sexta-feira.

A General Laura Richardson, chefe do Comando Sul dos EUA, apresentou sua observação sobre os desafios de segurança na América Latina e no Caribe e suas possíveis implicações na segurança dos EUA durante uma discussão organizada pelo Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, um centro de estudos com sede em Washington.

O alcance chinês foi “absolutamente global e bem debaixo do nosso nariz, tão perto de nossa pátria”, disse Richardson, cujo comando fornece planejamento de contingência e cooperação de segurança com o Caribe, América Central e América do Sul.

“O que a República Popular da China está fazendo parece ser investimento, mas eu realmente chamo de extração… e diria que está na zona vermelha.”

Embora não haja base chinesa no hemisfério ocidental agora, disse Richardson, o amplo investimento em infraestrutura de Pequim por meio de sua Iniciativa do Belt and Road (BRI) apontou para o potencial de uma no futuro – um desenvolvimento que “aumentaria significativamente as preocupações de segurança dos EUA”.

A embaixada chinesa em Washington defendeu na sexta-feira sua Iniciativa do Belt and Road.

Seus projetos foram marcados por um diálogo abrangente, colaboração mútua e vantagens compartilhadas, disse o porta-voz da embaixada, Liu Pengyu, “ilustrado pelos 420.000 empregos que criou e pela aceleração do crescimento econômico nos países participantes”.

“A BRI é bem recebido pelo mundo, principalmente porque é uma iniciativa de ampla consulta, contribuição conjunta e benefícios compartilhados”, acrescentou Liu.

“A China nunca impõe sua vontade a outros países, nem coloca qualquer agenda geopolítica egoísta na iniciativa.”

As declarações do general na sexta-feira ocorrem em um momento de crescente inquietação em Washington sobre a suposta expansão militar chinesa perto dos EUA.

Wall Street Journal, citando informações confidenciais dos EUA, informou em junho que a China estava prestes a estabelecer uma base de espionagem em Cuba.

Pequim e Havana também discutiram a criação de uma instalação de treinamento militar conjunta, aprofundando ainda mais as preocupações de Washington sobre as tropas chinesas estarem a apenas 145 km (90 milhas) da costa americana, disse.

A Casa Branca confirmou posteriormente a existência da base, afirmando que ela estava operacional em Cuba desde 2019.

Richardson observou ainda que a influência tecnológica de Pequim está crescendo na região, com cinco países adotando o backbone chinês para 5G e 24 outros utilizando-o para suas redes 3G ou 4G.

O fascínio de atualizações acessíveis para 5G torna desafiador para os líderes dessas nações, “geralmente no cargo por apenas um mandato de quatro anos”, rejeitar as propostas da China, disse ela.

Para se opor a Pequim, Richardson defendeu o aumento da colaboração entre democracias afins na região, descrevendo a ideia como “o poder da Team Democracy”.

Os líderes latino-americanos estavam “trabalhando com um cronômetro, não com um calendário, e temos que poder ter métodos alternativos, empresas alternativas, opções alternativas para eles poderem selecionar … em vez dos concorrentes chineses”, disse ela. “E é aí que estamos sendo superados pelos chineses agora.”

O general também expressou apreensão sobre o uso potencial da infraestrutura financiada pela China na região para fins militares. Ela notou a presença de cinco empresas estatais chinesas ao longo do Canal do Panamá.

Especificamente, Richardson temia que as empresas chinesas pudessem usar as empresas para fins militares, citando preocupações semelhantes no Estreito de Magalhães, estrategicamente importante, no sul do Chile, que separa a América do Sul continental do arquipélago da Terra do Fogo.

Além disso, alguns países que aderiram à Iniciativa do Cinturão e Rota, centrada na China, estavam experimentando “remorso do comprador devido a falhas de projeto”, disse ela.

“Existem exemplos nesta região, bem como globalmente, onde os projetos não foram bem”, disse Richardson. “Eles têm falhas de projeto, custos excessivos. Há atrasos enormes.”

No entanto, ela acredita que é compreensível que os países que precisam de ajuda em infraestrutura se voltem para Pequim, dizendo: “Quando alguém joga uma corda para você, você não necessariamente olha para quem está lhe dando a corda. Você apenas pega.

Richardson instou os EUA e seus aliados a fornecer investimentos alternativos e modelos de negócios para ajudar os países latino-americanos a resistir à influência da China.

Caso contrário, alertou, “se não estivermos lá competindo, eles vão escolher” a China.

FONTE: South China Morning Post