Abin informa que ao GSI que PMs estavam comprometidos com invasores

Abin informa que ao GSI que PMs estavam comprometidos com invasores

Abin informa que ao GSI que PMs estavam comprometidos com invasores

GSI é apontado como um dos causadores da tentativa de golpe de Estado

 

 

Bolsonaristas invadiram o Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro

Bolsonaristas invadiram o Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro - 

 

No dia 8 de janeiro, uma hora antes do início dos ataques bolsonaristas, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) enviou um alerta para o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República sob o comando do general da reserva, Gonçalves Dias, informando que PMs do Distrito Federal e militares das Forças Armadas não confrontariam os extremistas.

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), sob a gestão de Jair Bolsonaro (PL), é apontado como causador na tentativa de golpe de Estado que pretendia impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de acordo com o portal Fórum.

O jornal Folha de S. Paulo afirmou ter acesso a uma mensagem enviada ao GSI às 13h40 no dia 8 de janeiro. “Iniciado o deslocamento para a Esplanada. Há discursos inflamados com pessoas pintando o rosto como se fossem para um combate. Há entre manifestantes relatos de que as forças de segurança policiais e militares não irão confrontá-los”, diz.

Os informes sobre a situação de Brasília se tornaram comuns durante a administração de Bolsonaro e começaram a ser enviados  logo após a festa de posse, no dia 2 de janeiro, e teriam como destinatário o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) e o ministro-chefe do GSI, na época, o general Gonçalves Dias.

As imagens de dentro do Palácio do Planalto divulgada pela CNN nos últimos dias e depois pelo governo federal, mostram que os agentes do GSI não fizeram nada para impedir a invasão e chegaram a dar garrafas de água para os terroristas. Também foi possível identificar Gonçalves Dias andando no local no dia da invasão.