Às vésperas da chegada de Mike Pompeo, Ernesto Araújo pede boicote às eleições da Venezuela

Às vésperas da chegada de Mike Pompeo, Ernesto Araújo pede boicote às eleições da Venezuela

Às vésperas da chegada de Mike Pompeo, Ernesto Araújo pede boicote às eleições da Venezuela

"O Brasil considera que um regime como o de Maduro não tem quaisquer condições ou legitimidade para convocar ou conduzir um processo eleitoral limpo e justo", alega o Ministério das Relações Exteriores de Jair Bolsonaro e Ernesto Araújo

 

Nicolás Maduro e Ernesto Araújo Nicolás Maduro e Ernesto Araújo (Foto: Reuters | ABr)

247 - Um dia antes da chegada do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, ao Brasil, o Ministério das Relações Exteriores, sob o comando de Ernesto Araújo, emitiu um comunicado pedindo que a comunidade internacional não apoie as eleições legislativas convocadas pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

"Em face do teor do relatório, o Brasil considera que um regime como o de Maduro não tem quaisquer condições ou legitimidade para convocar ou conduzir um processo eleitoral limpo e justo, e, portanto, que as eleições parlamentares convocadas pela ditadura para o próximo mês de dezembro não devem ser apoiadas pela comunidade internacional", diz o comunicado.

"O Brasil espera que o relatório mobilize toda a comunidade internacional a trabalhar pela extinção do regime ditatorial de Maduro e pela libertação da Venezuela", acrescenta o Itamaraty.

A eleição na Venezuela está marcada para o dia 6 de dezembro.

Em sua turnê pela América Latina, Pompeo visitará a fronteira entre Brasil e Venezuela, realizando um ato hostil contra o país governado por Maduro.

Na quarta-feira, uma missão da ONU vinculou o governo Maduro a "crimes contra a Humanidade". "A missão encontrou motivos razoáveis para acreditar que as autoridades e as forças de segurança venezuelanas planejaram e executaram, desde 2014, graves violações dos direitos humanos", dizia um informe da a presidente do grupo, Marta Valiñas.