Quatro garimpeiros são mortos em ação da PRF na terra indígena Yanomami

Quatro garimpeiros são mortos em ação da PRF na terra indígena Yanomami

Quatro garimpeiros são mortos em ação da PRF na terra indígena Yanomami

Comitiva do governo federal foi enviada à região após ataque deixar um indígena morto e dois indígenas feridos

INÍCIOPOLÍTICA

RS

Renato Souza

 

 (crédito:  AFP)

(crédito: AFP)

Quatro garimpeiros ilegais foram mortos durante uma operação realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) na terra indígena Yanomami, em Roraima, no domingo (31). As forças policiais foram até a localidade após a morte de um indígena.

Em nota, a PRF informou que os garimpeiros estavam “munidos de armamento de grosso calibre”, e que atiraram contra a equipe da corporação assim que os agentes tentaram desembarcar do avião que levou as equipes até o local. Os policiais responderam aos disparos e acertaram os acusados.

A corporação informou que o objetivo dos garimpeiros foi tentar repelir as atividades de combate ao garimpo ilegal. A corporação informou, também, que foram identificados assentamentos de garimpeiros nas terras Maikohipi e Palimiú, criados para “inibir o trabalho de desintrusão das terras demarcadas”.

A ação ocorreu um dia após três indígenas terem sido baleados na região, sendo que um não resistiu aos ferimentos e morreu. No dia 21 de janeiro, o governo federal declarou emergência de saúde pública na localidade, em razão da ausência de acesso a medicamentos, serviço médico e quadro grave de fome e casos de malária entre os integrantes das comunidades tradicionais.

 

A invasão de garimpeiros levou doenças e acabou com plantações e regiões usadas pelos indígenas para cultivar alimentos. No local onde os garimpeiros foram mortos, de acordo com a PRF, foi encontrado um arsenal com fuzil, 3 pistolas; 7 espingardas; duas miras holográficas; 38 munições; 3 carregadores de pistola; 2 rádios; 4 celulares, além de outros equipamentos.