Notícias de domingo, 30/04/2023 

Notícias de domingo, 30/04/2023 

Notícias de domingo, 30/04/2023 

Edição de Chico Bruno 

 

Manchetes dos jornais

 

Valor Econômico – Não circula hoje

 

O GLOBO – 'Presidente da Câmara não é um agregado é um parceiro'

 

O ESTADO DE S.PAULO – Participação brasileira no PIB global é a mais baixa em 43 anos

 

FOLHA DE S.PAULO – Arcabouço destoa de 70% dos países com regra fiscal

 

CORREIO BRAZILIENSE – Governo anuncia, nesta semana, até duas mil vagas de concursos

 

Destaques de primeiras páginas, fatos e bastidores mais importantes do dia

 

Resumo de domingo, 30/04/2023 - 2ª parte

 

Arthur Lira - As portas de o Congresso votar projetos decisivos do governo em meioao funcionamento de CPIs, o presidente da Câmara avalia que a relação do Planalto com o Parlamento "não é de satisfação boa". Ele promete trabalhar a favor das propostas econômicas, prevê uma "guerra de narrativas" na CPI dos Ataques Golpistas e projeta que outros políticos de direita não erraram tanto quando o ex-presidente. GLOBO, Lira, ainda, critica a articulação política de Lula e diz que Bolsonaro é melhor cabo eleitoral do que candidato em 2026.

 

Pibinho - No final de 2023, a participação do PIB do Brasil na economia global deve ser de 2,3%, a mais baixa desde 1980, quando teve início a série histórica elaborada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). O fraco desempenho da economia brasileira nos últimos anos levou a uma perda de relevância do País no cenário mundial. E a tendência é de queda nos próximos anos. "O Brasil tem um problema sério de crescimento econômico", afirma Alberto Ramos, diretor de pesquisa macroeconômica para a América Latina da Goldman Sachs. Para ele, há uma longa agenda para o país virar a página do baixo crescimento. Além de qualificar mão de obra, será preciso avançar no ambiente de negócios, no investimento em pesquisa e inovação e abrir a economia ao comércio.   

 

Diferença - Cerca de 70% dos países que têm regras fiscais possuem alguma lei ou norma que obriga a adoção de medidas de correção em caso de