MANCHETES DOS JORNAIS DE DOMINGO – 21/06/2026
Edição de Chico Bruno
MANCHETES DOS JORNAIS DE DOMINGO – 21/06/2026
O GLOBO – SUS vai dar início a testes clínicos para adotar caneta emagrecedora
FOLHA DE S.PAULO – Lula mantém vantagem com 47% ante 43% de Flávio no 2º turno, diz Datafolha
Valor Econômico – Não circula hoje
O ESTADO DE S.PAULO – No País, 700 mil já bloquearam o próprio acesso a bets; Copa eleva risco de vício
Correio Braziliense – PF investiga alertas falsos da Defesa Civil
Destaques de primeiras páginas, fatos e bastidores mais importantes do dia
CANETA democrática - O governo iniciará um estudo com 250 pacientes, a partir de um protocolo do Grupo Hospital Conceição, de Porto Alegre, para avaliar a incorporação das canetas emagrecedoras ao SUS, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em entrevista a JENIFFER GULARTE. Serão medidos impactos econômicos, como diminuição da fila de cirurgia bariátrica, e a redução de complicações cardíacas relacionadas à obesidade e ao diabetes. A autorização pode levar um ano.
VANTAGEM de Lula continua - O presidente Lula (PT) manteve a vantagem e marca 41% no cenário mais provável de primeiro turno ante 31% de Flávio Bolsonaro (PL). A nova pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) mostra que o senador estancou por ora o prejuízo eleitoral causado pelo caso "Dark Horse". Na rodada anterior, feita após a revelação de que Flávio havia pedido dinheiro a Daniel Vorcaro, do Banco Master, para bancar um filme sobre Jair Bolsonaro (PL), Lula marcou 40% enquanto o senador tinha os mesmos 31%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A situação de estabilidade também define o hipotético segundo turno entre Lula e Flávio, em que ambos repetiram o placar visto há um mês, de 47% para o petista e 43% para o bolsonarista. Desta vez, os brancos e nulos somam 8%, e 1% não sabe. Desde então, o escândalo do Master chegou à cúpula do PT e passou a ser um problema compartilhado entre Lula e Flávio. O novo levantamento, porém, só capta parcialmente esse efeito, pois foi realizado na quarta-feira (17) e quinta-feira (18), dia da operação da Polícia Federal que mirou Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado suspeito de ter recebido pagamentos de Vorcaro. O Datafolha ouviu 2.004 entrevistados em 139 cidades.
JOGATINA reduzida - A ferramenta do governo federal para o autoexclusão de usuários em sites de apostas online, as chamadas bets, já soma mais de 700 mil solicitações. Desse total, quase metade (40%) dos cadastrados alega ter adotado a medida após perceber a perda da saúde e do controle mental.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (19) por Daniele Cardoso, secretária de Prêmios e Apostas (SPA), órgão do Ministério da Fazenda, durante o anúncio de novas medidas de enfrentamento ao mercado ilegal de apostas de quota fixa.
Lançada no fim do ano passado, a ferramenta permite que o cidadão restrinja o próprio acesso às casas de apostas autorizadas.
FAKE NEWS - O governo identificou ao menos 10 tipos de notificações falsas de emergência emitidas por meio da plataforma da Defesa Civil na madrugada de ontem. Milhões de pessoas receberam os avisos, tratados pelas autoridades como ataque hacker. A Polícia Federal foi acionada para apurar o caso. De acordo com informações apresentadas pela Defesa Civil Nacional, foram identificados 10 alertas indevidos enviados por meio da estrutura oficial de comunicação emergencial. Nove deles foram disparados pelo sistema Cell Broadcast e um por SMS. As mensagens não tinham relação com qualquer situação real de risco e continham a palavra “misantropia”, que significa ódio à humanidade.
PL confirma Prado - A pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL), ao Senado Federal foi oficialmente lançada ontem, em Guarulhos, em um evento que reuniu as principais lideranças do campo bolsonarista e da direita paulista. O encontro, que contou com as presenças do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) serviu para reforçar um recado político: Eduardo Bolsonaro segue tratado pelo grupo como integrante da chapa ao Senado, apesar da recente condenação imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Principal personagem nos bastidores do evento, Eduardo participou por vídeo diretamente dos Estados Unidos. O ex-deputado federal, que foi anunciado como primeiro suplente de André do Prado, reafirmou apoio ao aliado e insistiu na construção conjunta do projeto eleitoral.
EMBATE entre Gilmar e Mendonça expõe STF - Os momentos de tensão entre os ministros André Mendonça e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante o julgamento relacionado à manutenção da prisão de familiares do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, na semana passada, tornou pública uma disputa que, até então, era restrita aos bastidores da Corte. O episódio evidenciou divergências sobre a condução das investigações do caso Master e reforçou a percepção de um tribunal dividido em meio à maior crise institucional enfrentada pelo STF nos últimos anos.
O CALCANHAR de Wagner - Quem circula pelo Palácio do Planalto ouve que o presidente mantém a confiança em Jaques Wagner. Porém, muitos interlocutores titubeiam quando confrontados com a história do apartamento adquirido por Augusto Lima, ex-sócio de Vorcaro, para o senador. Nesse caso, a resposta invariavelmente tem sido: “Tenho uma reunião agora, venha outra hora”.
FATOS consumados - A insistência de alguns candidatos em lançar logo uma pré-candidatura faz parte da estratégia de evitar troca mais à frente. Estão nessa onda Ricardo Cappelli, que concorrerá ao Governo do Distrito Federal, e André do Prado, que disputará o Senado por São Paulo e terá Eduardo Bolsonaro como primeiro suplente.
POR falar em Eduardo Bolsonaro… - André do Prado passará a campanha dizendo que será ele o senador, e não o filho Zero Três de Jair Bolsonaro.
SE seguir o rito... - ... vai apensar. A oposição espera que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), siga o caminho normal para a tramitação da proposta de emenda constitucional (PEC) do fim da escala 6x1 na Casa. Isso inclui enviar o projeto para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde está a PEC do líder da oposição, Rogério Marinho (PL-RN). Com isso, a direita espera que o projeto de Marinho seja apensado ao do governo e, com isso, dê uma chance de votar um destaque de preferência ou emendar trechos.
O QUE eles querem - Prefeitos pressionam seus representantes no Congresso Nacional para aprovar o projeto de lei que prevê auxílio entre estados e municípios afetados por catástrofes naturais e outros eventos de força maior. A FNP afirma que, hoje, não há nenhuma legislação a respeito do assunto, e se uma cidade envia recursos para outra, pode ser alvo dos tribunais de contas. A urgência por essa aprovação vem justamente das previsões do El Niño no Brasil para os próximos meses. Além desse tema, a necessidade de fontes de recursos para investimentos em drenagem, a desburocratização do acesso ao Fundo Clima e os investimentos em construções de baixo carbono também foram elencados como medidas estruturantes pela Frente.
A DANCINHA de Ciro Nogueira - Em suas redes sociais, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), o “grande amigo” de Daniel Vorcaro, com diversas despesas pagas pelo banqueiro, segue com ares de “tô nem aí”. Postou um vídeo com a camisa da Seleção apostando no placar de 3x0 contra o Haiti e, depois do jogo, com a amarelinha, em que repetia a dancinha de jogadores brasileiros famosos. A maioria dos comentários era de incentivo ao senador, e alguns apostavam na sua reeleição.
UM DIA depois do outro - A filha do ministro, Cris Nardes, pré-candidata à Câmara Distrital, lembrava dia desses da época em que foi secretária-executiva de Governança e Compliance no Governo do Distrito Federal. Naquele período, Augusto Nardes descobriu que a filha havia sido exonerada ao ver a publicação no Diário Oficial do DF. Hoje, depois de tudo o que veio à tona, Nardes comenta: “Os planos de Ibaneis eram outros (na época), e hoje vemos o resultado (escândalo do BRB)”.
O COMBATE não para - A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal, em parceria com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), e a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), lançam o Guia de Comunicação sobre Feminicídios no Distrito Federal durante o evento Comunicação que protege. O ato será no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, na próxima quarta-feira (24), 8h30. No mesmo dia em que o Brasil entra em campo nos Estados Unidos.
DECISÕES nas mãos de poucos líderes - As apostas dos especialistas são de que o número de federações vai aumentar, e o de partidos tende a diminuir. É que muitas legendas não atingirão votos suficientes para se manter em carreira solo no Parlamento. Com isso, o tal colégio de líderes, grupamento responsável por ditar a pauta da Casa junto com o presidente, ficará menor. As previsões são de que terá entre oito e nove integrantes. Muito poder na mão de poucos. Resta saber quem será o protagonista. Ninguém consegue dizer com segurança qual partido terá a predominância na Casa, uma vez que o eleitor está meio perdido. A contar pela pesquisa Correio/Opinião, 54,5% não sabem em quem votar para deputado federal. Esse percentual se repete em várias pesquisas em outros estados. A única certeza é que, se Hugo Motta for reeleito, e nada hoje indica o inverso, será candidato a mais dois anos no comando da Casa.
DINHEIRO para poucos - Junto com essa concentração de poder, haverá uma redução do número de partidos que poderão receber a bolada do fundo partidário. “O sistema partidário caminha para uma configuração em que poucas siglas concentrarão a maior parte dos recursos financeiros, do tempo de propaganda, dos mandatos parlamentares, e das estruturas de poder. Novas fusões, incorporações e federações devem surgir após o pleito, sobretudo entre partidos médios e pequenos que enfrentam dificuldades para alcançar a cláusula de desempenho”, explicou o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) Murilo Medeiros, que tem feito essas contas.
“LULA vai conduzir bem”, diz Alckmin - O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, garantiu, ontem, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai conduzir da melhor forma possível a crise gerada pela operação da Polícia Federal (PF) que teve como alvo o líder do go verno no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e a ligação do parlamentar com o banqueiro Daniel Vorcaro. “O presidente Lula vai conduzir bem a questão, e quero destacar o exemplo do governo com o espírito republicano. A Polícia Federal tem total independência para cumprir o seu trabalho”, declarou Alckmin durante evento do setor ferroviário, em Dom Aquino (MT). Alckmin comentou ainda, no evento, que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovará, na quarta-feira, o aumento da mistura de etanol na gasolina de 30% para 32%. O governo defende a mudança como forma de reduzir a importação de gasolina, e também, de aumentar o uso de biocombustíveis no país. A expectativa do Executivo é, inclusive, de que haja uma redução no preço final aos consumidores.
AS VOLTAS que o mundo dá - O pré-candidato ao governo de Minas Gerais, Gabriel Azevedo (MDB), que agora vem sendo cotado como opção para dar palanque ao presidente Lula (PT) no estado, já protocolou um pedido de impeachment contra a então presidente Dilma Rousseff (PT). Azevedo também é advogado e, em 2016, pediu o afastamento da então presidente por causa da indicação do então ex-presidente Lula ao cargo de ministro da Casa Civil. Na época, sugeriu a prática de crime de responsabilidade.
O emedebista passou a ser cotado como possível candidato de Lula no estado após a desistência de Rodrigo Pacheco (PSB) em se candidatar. O PT ainda trabalha com a possibilidade de lançar candidatura própria. Além disso, uma ala do partido defende lançar o empresário Josué Gomes da Silva (PSB). O presidente Lula também discute convencer a ex-prefeita de Contagem Marília Campos (PT) a se lançar ao governo. Hoje, ela é pré-candidata ao Senado. Azevedo disse que também redigiu o pedido de impeachment do ex-presidente Jair Bolsonaro.
AVALIAÇÃO negativa do governo Lula se mantém - O trabalho do presidente Lula (PT) é avaliado como negativo por 38% dos eleitores brasileiros. Consideram a gestão do petista positiva 32%, enquanto 29% a classificam como regular. É o que mostra nova pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20). O quadro é de estabilidade em relação à rodada anterior, quando se aferiu uma melhora gradual na avaliação de governo. No último levantamento, realizado no final de maio, o Datafolha captou uma avaliação negativa de 38%, positiva de 32% e regular de 28%.
R0RAIMA tem eleição neste domingo - Os eleitores de Roraima vão às urnas neste domingo (21) para escolher quem vai ocupar as cadeiras de governador e vice até janeiro de 2027. Faltando pouco mais de três meses para as eleições gerais, o pleito suplementar acontece por determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que no final de abril cassou o mandato do então governador Edilson Damião (União Brasil) e tornou o ex Antonio Denarium (PP) inelegível. Hoje Denarium apoia a candidatura de Arthur Henrique (PL), ex-prefeito de Boa Vista, para o mandato-tampão no Governo de Roraima. Outros dois nomes disputam a eleição suplementar: o atual governador, Soldado Sampaio (Republicanos), que era presidente da Assembleia Legislativa e assumiu interinamente o Executivo a partir da cassação de Damião, e a socióloga Nelita Frank (PT).
RELAÇÃO suspeita - Augusto Lima, conhecido como Guga, comprou a Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) por um preço reduzido e sem dívidas, com incentivos do então secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner. A aquisição permitiu operar o cartão Credcesta, expandindo negócios de crédito consignado, agora investigados pela PF. Lima, prestigiado na política baiana, é acusado de fraudes no Master, enquanto Wagner nega irregularidades.
ACM Neto e o Master - Uma empresa do vice-presidente do União Brasil e pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, recebeu R$ 3,6 milhões do Banco Master, de Daniel Vorcaro, e da gestora de recursos Reag, segundo relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão vinculado ao Banco Central. Os recursos foram repassados ao ex-prefeito de Salvador logo após as eleições de 2022, entre março de 2023 e maio de 2024. Procurado, ACM Neto confirma que recebeu os pagamentos e diz que os valores são referentes a serviços de consultoria.
PRESIDENCIÁVEIS buscam artistas - Na corrida presidencial, Lula e Flávio Bolsonaro direcionam esforços ao meio cultural para ampliar alcance. Lula aposta em artistas históricos da esquerda e no apoio de Janja, enquanto Flávio busca aliança com o sertanejo para atrair o eleitorado rural e do agronegócio. Ambas as campanhas visam expandir suas bases e engajar públicos estratégicos, utilizando figuras influentes fora do ambiente político tradicional.
PALANQUE travado - A menos de quatro meses das eleições, a campanha de Lula em Goiás enfrenta indefinições, sem uma chapa majoritária consolidada do PT. Isso gera críticas internas e dificuldades em competir com candidaturas adversárias já estabelecidas. Daniel Vilela (MDB) lidera a corrida ao governo, sustentando a popularidade de Ronaldo Caiado. O PT busca rearticular-se, mas enfrenta desafios na construção de alianças e na recuperação do tempo perdido.


