Israel destruiu minha universidade, mas não meu desejo por educação

Israel destruiu minha universidade, mas não meu desejo por educação

Israel destruiu minha universidade, mas não meu desejo por educação

Por um ano, tentei desesperadamente continuar meus estudos universitários em Gaza para me dar um senso de significado.

03/10/2024

A autora em meio aos escombros de Khan Younis [Cortesia de Aya Hellis]

Por Aya Hellis*

Comecei meu bacharelado em engenharia arquitetônica na Universidade Islâmica de Gaza (IUG) em 2021. Fiquei muito orgulhosa de mim mesma por ter entrado na área de estudo que sempre quis seguir.

Minha vida parecia pronta para os próximos cinco anos. Eu estudaria muito, tentaria passar nos exames com boas notas, estagiaria em um conhecido escritório de engenharia e, então, me candidataria a um mestrado.

Tudo estava indo conforme o planejado até 7 de outubro do ano passado. Naquele dia, eu deveria entregar um projeto universitário que me fez perder muito sono. O bombardeio começou de manhã, mas eu não prestei atenção e continuei trabalhando no projeto. Eu estava acostumada com os ataques israelenses em Gaza. Eu tinha vivido meia dúzia deles.

Então recebi a notícia de que as aulas da universidade tinham sido suspensas. Mais uma vez, pensei que as coisas voltariam ao normal em breve, então terminei o projeto e o enviei.

No dia seguinte, 8 de outubro, eu deveria discutir uma tarefa de grupo com outros três colegas de classe. Era para ser nossa última discussão para encerrar o projeto antes de enviá-lo em 10 de outubro. Em vez de falar com meus colegas de classe, recebi a notícia de que um deles, meu querido amigo Alaa, tinha sido morto por um ataque aéreo israelense. Em vez de terminar a tarefa da universidade, lamentei a perda de meu amigo.

Em 14 de outubro, me despedi de minha casa na Cidade de Gaza enquanto meus pais, irmãos e eu fugimos para Khan Younis, pensando que estaríamos seguros lá. Deixei para trás meu laptop, projetos, livros e tudo relacionado aos meus estudos.

Em Khan Younis, sonhei em voltar para a universidade. Acabei voltando, mas não para estudar. No início de dezembro, uma mesquita bem em frente ao prédio de apartamentos onde estávamos hospedados foi bombardeada pelo exército israelense. Ficamos com medo e buscamos abrigo na Universidade Al-Aqsa, nas proximidades, sem levar quase nada conosco. Naquela noite, o prédio onde ficamos foi atacado e destruído. Tivemos que vasculhar os escombros e extrair tudo o que podíamos encontrar de nossos pertences.

Ficamos mais um mês e meio em Khan Younis. Eu tinha medo de me conectar à internet, e mais ainda de me conectar com colegas e amigos. Só checar meu WhatsApp era um pesadelo terrível. Eu tinha medo de saber sobre as mortes de pessoas que eu conhecia. Em dezembro, recebi a notícia de que outra colega, Fatima, foi morta pelo exército israelense junto com seu pai e irmãos.

Em janeiro, o exército israelense intensificou o bombardeio, massacrando centenas em Khan Younis, e então invadiu o Hospital Al-Khair perto de nós. Fugimos para Rafah e nos instalamos em uma pequena tenda montada na rua. A vida era realmente miserável.

Mas a esperança às vezes vem como uma visita surpresa, quando você menos espera. Em março, espalhou-se a notícia de um plano para permitir que estudantes de Gaza se matriculassem em universidades da Cisjordânia e assistissem às aulas remotamente. Foi um alívio. Senti que não estava mais desperdiçando minha vida. Inscrevi-me no programa e esperei a resposta de uma das universidades.

Quando a Universidade Birzeit (BZU) entrou em contato comigo, senti que a sorte finalmente sorriu para mim. Inscrevi-me para o número máximo de cursos que me era permitido e esperei alegremente para começar a estudar novamente. Mas minha alegria durou pouco. Apenas cinco dias após o início do semestre em 7 de maio, minha família e eu novamente tivemos que fugir do exército israelense que avançava. Rafah estava sob ataque, então tivemos que evacuar de volta para Khan Younis.

O ataque do exército israelense a Khan Younis a deixou parecendo uma cidade fantasma. Não havia mais nada lá. Prédios e infraestrutura foram completamente destruídos. Não era adequado para a vida, mas não tínhamos escolha. Mais de um milhão de pessoas evacuadas conosco de Rafah e campos de deslocados e outras áreas como Deir el-Balah estavam lotadas.

Esse deslocamento significou que não pude concluir meus estudos na BZU. Embora a vida em uma barraca nas ruas de Rafah fosse difícil, a internet lá funcionava na maior parte do tempo. Em Khan Younis, não havia internet alguma. O ponto mais próximo de onde eu poderia me conectar era em al-Mawasi, a sete quilômetros (quatro milhas) de distância.

Tive que caminhar essa distância com o coração pesado para enviar um e-mail para a BZU informando que estava encerrando minha matrícula.

Em junho, recebi a notícia de que minha universidade original, a IUG, havia elaborado um plano para permitir que os alunos concluíssem seus estudos remotamente por meio de uma combinação de autoestudo e instrução.

Ela dividiu o semestre que começamos em outubro passado em dois, nos dando um mês para estudar o material que normalmente levaria meses antes de fazer os exames para a primeira parte; então tivemos que fazer o mesmo para a segunda parte.

Encontrar instrutores para cada curso foi um desafio. Muitos professores foram mortos e muitos outros também foram deslocados e estavam em situações precárias, lutando para fornecer comida e água para suas famílias. Como resultado, tínhamos um instrutor designado para todo o curso de quase 800 alunos.

Eu me inscrevi em dois cursos e todos os dias comecei a caminhar os sete quilômetros até al-Mawasi sob o sol escaldante, passando por montes de entulho, lixo e poças de água de esgoto, para baixar palestras e manter contato com minha universidade.

Fiquei satisfeita com isso. Qualquer coisa era melhor do que sentar em uma tenda quente e definhar em desespero.

Mas manter esse estudo remoto era extremamente difícil. Logo depois que comecei a estudar, o exército israelense realizou um ataque massivo em al-Mawasi, jogando oito bombas enormes no acampamento, matando pelo menos 90 pessoas e ferindo outras 300.

Havia caos e medo em todos os lugares. Eu mesma estava com medo de chegar perto do que deveria ser uma “zona segura”.

Não voltei a ficar online por uma semana. O exército israelense havia danificado a infraestrutura de comunicações. Quando finalmente consegui me conectar, o sinal estava muito fraco. Levei dois dias para baixar um livro.

Consegui voltar a estudar, mas fui interrompida novamente. Novas ordens de evacuação emitidas pelo exército israelense forçaram milhares de pessoas a irem para a área vazia onde tínhamos nos estabelecido. Ficou tão lotada e barulhenta que tive dificuldade para me concentrar por horas.

Carregar meu telefone para estudar também foi outra fonte de sofrimento. A cada dois dias, eu tinha que enviá-lo de manhã para um serviço de carregamento e esperar até a tarde para recuperá-lo, desperdiçando um dia inteiro.

A semana de provas finalmente chegou em agosto. Tive que me esforçar para encontrar uma boa conexão de internet e, quando encontrei, tive que pagar uma grande quantia de dinheiro para usá-la por uma hora. Fiz o que pude nas provas.

Três semanas depois, recebi os resultados: A+ em ambos os exames. Não consegui parar de sorrir naquele dia.

Então comecei a estudar para a segunda parte do semestre e os outros três exames, que fiz em setembro.

Terminei este semestre improvisado quase um ano após o início da guerra – um ano de deslocamento, perdas, vida em tendas, pesadelos e explosões incessantes. Enquanto lutava para estudar, percebi o quanto sentia falta dos pequenos “luxos” da minha vida anterior: minha mesa, minha cama, meu quarto, meu chá e barras de chocolate.

Esses dois meses de estudo para os exames foram uma pequena distração dos sentimentos avassaladores de perda e desespero em meio a esse genocídio em andamento. Parecia uma injeção de anestésico para me ajudar a esquecer por um pouquinho a dor da minha vida miserável.

* Aya Hellis é uma estudante de Gaza que está cursando engenharia arquitetônica. Artigo publicado no site da Al Jazeera em 02/10/2024.