Hamas se diz “decepcionado” com falta de apoio de países árabes

Hamas se diz “decepcionado” com falta de apoio de países árabes

Mundo

Hamas se diz “decepcionado” com falta de apoio de países árabes

Ao Metrópoles, porta-voz do Hamas criticou o que chamou de “silêncio” de países árabes durante o conflito com Israel

 

Imagem colorida mostra um membro do Hamas segurando um rifle durante um funeral na Palestina - Metrópoles

Hamas, que atacou Israel há 10 dias mirando alvos civis e recebeu uma declaração de guerra como resposta, mostrou descontentamento com a falta de apoio explícito de países árabes. Em entrevista exclusiva ao Metrópoles, Ghazi Hamad, um dos porta-vozes do grupo, disse que a organização está “decepcionada”.

“Nós estamos muito chateados com a política dos países árabes que não nos ajudam e ficam calados”, disse Ghazi Hamad ao Metrópoles, ao ser questionado se outros países ou grupos armados procuraram o Hamas para conversar sobre o conflito.

A preocupação do grupo acontece em um momento crítico na Faixa de Gaza, governada pelo Hamas desde 2007. Desde o início da guerra, a região é alvo constante de bombardeios israelenses e vive a apreensão de uma possível invasão terrestre pelas forças de Israel.

Até o momento, poucos países da região emitiram opiniões mais fortes em apoio ao grupo. Apenas o Irã elevou o tom e ameaçou uma possível escalada no conflito, que já deixou mais de 4 mil mortos entre palestinos e israelenses.

Nesse domingo (15/10), o ministro das Relações Exteriores do país confirmou que novas frentes podem surgir contra Israel em resposta ao cerco à Faixa de Gaza e à ajuda internacional que o governo de Benjamin Netanyahu tem feito.

 

Palestinos deixam suas casas em segurança em meio aos destroços de edifícios destruídos após o ataque aéreo israelense no bairro de Tel al-Hawa enquanto os ataques israelenses continuam no 10º dia na Faixa de Gaza em 16 de outubro de 2023 Ali Jadallah /Anadolu via Getty Images

Israel continua a enviar soldados, tanques e veículos blindados perto da fronteira de Gaza em Ashkelon, Israel, em 16 de outubro de 2023

Israel continua a enviar soldados, tanques e veículos blindados perto da fronteira de Gaza em Ashkelon, Israel, em 16 de outubro de 2023 Saeed Qaq/Anadolu via Getty Images

 

“Se as agressões sionistas [como o Irã se refere a Israel] não cessarem, as mãos de todas as partes da região estão no gatilho”, disse Hossein Amir Abdollahian.

Além do país liderado pelo aiatolá Ali Khamenei, o Hezbollah foi um dos grupos pró-Palestina da região que mostrou intenções de apoiar o Hamas militarmente.

Desde o início do conflito, o grupo realizou uma série de ataques contra posições israelenses na fronteira com o Líbano e colocou seus quadros em “alerta de guerra”.