Venezuela anuncia referendo sobre anexação de parte da Guiana

Venezuela anuncia referendo sobre anexação de parte da Guiana

Venezuela anuncia referendo sobre anexação de parte da Guiana

Nas redes sociais, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou que a votação nacional ocorrerá no dia 3 de dezembro

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Foto colorida do presidente Nicolas Maduro - Metrópoles

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, convocou um referendo consultivo para deliberar sobre a anexação da Guiana Essequiba. O território vizinho ao país representa metade da Guiana, é rico em recursos naturais e alvo de uma intensa disputa.

Nas redes sociais, o líder venezuelano confirmou que a votação nacional ocorrerá no dia 3 de dezembro. Ele tem feito publicações em apoio à incorporação da região. “Nosso povo decidirá democraticamente seu futuro e destino. Em um dia que convoca a todos, para além das diferenças, pela defesa territorial e pelo respeito pela nossa soberania. Essequiba é da Venezuela!”, escreveu Maduro.

 

Em outubro deste ano, a presidência guianense expressou repúdio às movimentações relacionadas à anexação da área. “O Governo da Guiana rejeita categoricamente qualquer tentativa de minar a integridade territorial do Estado soberano da Guiana”, afirmou em nota.

 

Maduro em Brasília Vinícius Schmidt/Metrópoles

 

 

 

O Secretário-Geral da Organização dos Estados Americano (OAS) também repudiou a postura venezuelana. Em nota, Luis Almagro declarou que a realização de um referendo pode agravar a tensão entre os países. “O mau uso deste instrumento serviu de pretexto no passado recente para tentar justificar as piores ações entre Estados, incluindo o crime de agressão”, pontuou

O caso será analisado pela Corte Internacional de Justiça, que se reúne na próxima terça-feira (14/11), no Palácio da Paz — sede do tribunal em Haia, Holanda. O encontro acontece em resposta à solicitação do governo guianense por medidas provisórias acerca da situação. O país entende que o referendo tem como objetivo obter suporte a uma solução unilateral à controvérsia entre as duas nações.