RENASCIMENTO HISTÓRICO: NOVOS KIWIS NASCEM EM WELLINGTON APÓS 150 ANOS

RENASCIMENTO HISTÓRICO: NOVOS KIWIS NASCEM EM WELLINGTON APÓS 150 ANOS

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR

RENASCIMENTO HISTÓRICO: NOVOS KIWIS NASCEM EM WELLINGTON APÓS 150 ANOS

 

 

 CIÊNCIA

Recentemente, o projeto Capital Kiwi anunciou uma notícia que enche de esperança os corações dos conservacionistas e amantes da fauna: o nascimento de dois filhotes de kiwi marrom nas redondezas de Wellington, Nova Zelândia. Este evento notável ocorre após mais de 150 anos desde que essas adoráveis aves não voadoras foram avistadas na região. Um feito que reflete um grande esforço de conservacionistas para reintroduzir e proteger essas aves vulneráveis.

O desaparecimento dos kiwis

Os arminhos são predadores vorazes dos kiwis. (Fonte: Getty Images / Reprodução)Os arminhos são predadores vorazes dos kiwis. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Os kiwis desapareceram da região de Wellington, Nova Zelândia, devido à perda de habitat causada pelo crescimento urbano e pela introdução de predadores não-nativos como os arminhos europeus. A expansão humana resultou na transformação de áreas florestais em zonas urbanas, reduzindo o habitat natural desses pequenos animais.

Além disso, a presença de mamíferos invasores aumentou a predação, especialmente sobre os filhotes de kiwi, comprometendo sua sobrevivência. A falta de conscientização e a ausência de medidas eficazes de conservação também contribuíram para o declínio das populações locais dessas aves.

O resgate da espécie

Área de reintrodução dos kiwis. (Fonte: Capital Kiwi Project / Reprodução)Área de reintrodução dos kiwis. (Fonte: Capital Kiwi Project / Reprodução)

Em 2022, o Projeto Capital Kiwi iniciou um programa de reintrodução, liberando 11 kiwis na natureza em Makara, a cerca de 11 quilômetros a oeste de Wellington. Entre fevereiro e maio de 2023, mais 52 aves foram soltas, com planos de liberar outras 200 nos próximos cinco anos. Esse esforço pretende reverter a diminuição constante das populações de kiwis, atualmente estimadas em cerca de 68 mil indivíduos.

O programa de reintrodução também precisa enfrentar os arminhos europeus, predadores vorazes que ameaçam a espécie. Mais de quatro mil armadilhas foram instaladas em colaboração com proprietários de terras, visando reduzir a ameaça desses mamíferos nas áreas habitadas pelas aves.

Importância histórica e ecológica do nascimento local

O nascimento dos filhotes de kiwi na natureza representa uma reviravolta na história ecológica da região, marcando um retorno dessas aves icônicas após mais de um século de ausência. Além do aspecto simbólico, a presença das aves contribui para o equilíbrio do ecossistema local, desempenhando um papel vital na regulação de populações de insetos e na dispersão de sementes.

O retorno dessas aves não apenas enriquece a biodiversidade local, mas também cria uma oportunidade única para os habitantes de Wellington se reconectarem com sua fauna nativa, promovendo uma consciência ambiental mais profunda.

A reintrodução local é tanto um triunfo para os conservacionistas quanto uma celebração para a comunidade que abraçou ativamente o projeto. Outros kiwis adultos estão sendo monitorados, indicando a possibilidade de mais nascimentos em breve. Os filhotes representam uma conquista notável, mas precisam enfrentar desafios cruciais à medida que crescem, especialmente contra os arminhos. Os próximos meses serão vitais para sua sobrevivência.