Erdogan vence eleição na Turquia e será presidente até 2028

Erdogan vence eleição na Turquia e será presidente até 2028

A supporter of Turkish President Recep Tayyip Erdogan reacts in front of AK Party’s headquarter in Istanbul on the day of the Presidential runoff vote in Istanbul, on May 28, 2023. (Photo by OZAN KOSE / AFP)

Erdogan vence eleição na Turquia e será presidente até 2028

Foto: Ozan Kose / AFP

Líder turco, no poder há 20 anos, garantiu outro mandato de cinco anos, superando uma economia frágil e uma oposição unida

13 minde leitura

O presidente da TurquiaRecep Tayyip Erdogan, 69, venceu a eleição presidencial e vai governar o país por mais cinco anos, estendendo seu poder até 2028. Erdogan está no poder desde 2003, entre mandatos de primeiro-ministro e presidente. Sua vitória foi confirmada pelo chefe do conselho eleitoral do país, Ahmet Yener.

Vitorioso nas urnas três vezes como premiê e outras duas como presidente, após promover mudanças nas regras eleitorais e na Constituição, Erdogan teve 52,1% dos votos, à frente do adversário, Kemal Kilicdaroglu, 74, com 47,8%, após mais de 99% das urnas terem sido apuradas. Os números são divulgados pela agência de notícias estatal, a Anadolu.

Em seus primeiros comentários após o fechamento das urnas, Erdogan agradeceu à nação pela vitória. “Esperamos ser dignos de sua confiança, como temos feito há 21 anos”, disse a apoiadores em frente à sua casa, em Istambul.

Apesar de ter sido a disputa mais acirrada da história política de Erdogan – é a primeira vez que uma eleição presidencial vai para o segundo turno no país - o presidente turco reeleito teve 27,1 milhões de votos, 2,1 milhões a mais que seu adversário. Erdogan dominou a votação no centro do país, assim como o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), liderado por ele, e que obteve votação expressiva nas eleições parlamentares duas semanas atrás.

Neste domingo, Erdogan foi visto distribuindo dinheiro vivo a apoiadores após votar no segundo turno. Vídeos feitos por apoiadores e publicados nas redes sociais mostram o presidente entregando notas de 200 liras (cerca de R$ 50) enquanto apertava as mãos dos apoiadores. A lei turca proíbe campanha no dia da eleição. Segundo a imprensa local, porém, a distribuição de dinheiro é comum entre os eleitores de Erdogan, não só durante o período eleitoral. No primeiro turno, ele também foi visto entregando dinheiro e presentes às crianças.

Pelo Twitter, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimentou o eleito. “Desejo um bom mandato, de muito trabalho para o melhor do povo turco. E conte com a parceria do Brasil na cooperação global pela paz e no combate à pobreza e desenvolvimento do mundo”, diz o post de Lula. Outros líderes como o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o da Ucrânia, Volodmir Zelenski, também enviaram mensagens.

 

O adversário de Erdogan, Kemal Kilicdaroglu, ainda não se manifestou sobre o resultado. À frente de uma coalizão de seis partidos, ele votou em Ancara, capital do país, onde convidou os seus apoiadores a permanecerem próximos das urnas após o encerramento da votação, para acompanharem a contagem.

O presidente turco reeleito, Recep Tayyip Erdogan, e sua mulher, Emine Erdogan, depositam a cédula eleitoral em ponto de votação em Istambul

O presidente turco reeleito, Recep Tayyip Erdogan, e sua mulher, Emine Erdogan, depositam a cédula eleitoral em ponto de votação em Istambul Foto: Murad Sezer/Pool Photo via AP

Os dois candidatos votaram perto das 12h (6h, em Brasília), ambos acompanhados pelas mulheres. Tanto Erdogan, em Istambul, quanto Kilicdaroglu, em Ancara, pediram que os eleitores fossem às urnas, diante de um clima aparentemente mais tranquilo em comparação com o primeiro turno, quando foi registrada afluência de 88%.

Assim que a votação foi encerrada, às 17h locais, o atual presidente agradeceu aos eleitores no Twitter e instigou os partidários a “cuidarem das urnas até o resultado final”, na observação da contagem de votos. “Agora é hora de proteger a vontade de nossa nação até o último momento”, escreveu.

O resultado indica que a crise econômica, que alimentou as esperanças da oposição de derrubá-lo, é uma pauta em segundo plano para a maioria dos turcos.

Principalmente sua base eleitoral coloca os interesses nacionais em primeiro lugar, em uma pauta identitária que muitas vezes coincide e se funde com a do Islamismo, que esteve na origem da carreira política do líder conservador.