BC chinês define tarefas-chave para 2021

Desenvolvimento soberano e inclusivo se mantém como prioridade

BC chinês define tarefas-chave para 2021

BC chinês define tarefas-chave para 2021

BC chinês define tarefas-chave para 2021

08 JaneiroLido 227 vezes

Desenvolvimento soberano e inclusivo se mantém como prioridade

 O Banco Popular da China (PBoC, o Banco Central do país) delineou as principais políticas e tarefas para 2021 durante uma conferência anual de trabalho realizada em Pequim.

A instituição disse comunicado online divulgado após a reunião que iria aderir ao princípio geral de buscar o progresso enquanto garante estabilidade, e ofereceria apoio financeiro eficaz para acelerar a construção de um novo paradigma de desenvolvimento.

Entre alguns pontos-chave da política estão que a China fará com que a oferta monetária e o financiamento social agregado cresçam basicamente no mesmo nível do crescimento econômico nominal do país.

Também aprofundará a reforma orientada ao mercado das taxas de câmbio da moeda chinesa e estabilizará as expectativas do mercado para manter a taxa de câmbio basicamente estável em um nível razoável e equilibrado.

O país prolongará as políticas de extensão de amortização de empréstimos inclusivos e o programa de apoio a empréstimos de crédito para pequenas empresas, e orientará as instituições financeiras a fortalecer o apoio à inovação tecnológica, empresas privadas e pequenas e microempresas.

Para atingir o pico das emissões de dióxido de carbono e alcançar a neutralidade do carbono, o PBoC canalizará mais recursos financeiros para o desenvolvimento verde, promoverá a criação de um mercado de comércio de emissões de carbono com preços razoáveis, melhorará gradualmente o padrão de finanças verdes e continuará a promover a cooperação internacional em finanças verdes.

A China colocará as principais atividades financeiras, instituições, mercado e infraestruturas sob gestão macroprudencial. Também melhorará o sistema de supervisão das companhias financeiras.

Serão tomadas medidas para melhorar a supervisão prudencial das atividades financeiras das empresas de plataforma de internet, fortalecer um impulso anti-trust e prevenir a expansão desordenada do capital, bem como fazer melhorias constantes nos serviços financeiros inclusivos, disse o banco.

Como parte dos esforços para promover uma maior reforma do mercado financeiro e das instituições financeiras, o país se moverá para melhorar os canais diversificados de eliminação de inadimplência de títulos e implementar um esquema de gestão prudencial para o financiamento imobiliário.

Também aprofundará a participação na governança financeira global, ampliará a abertura bidirecional no setor financeiro, promoverá a abertura da conta de capital de maneira regular e ordenada e manterá a escala de reserva cambial basicamente estável.

A China também avançará com prudência a internacionalização do iuane e promoverá o desenvolvimento sólido e coordenado de moedas locais e estrangeiras nos mercados onshore e offshore.

O banco realizará continuamente programas-piloto para moeda digital, incentivará o uso de relatórios de crédito em finanças digitais e governança econômica, e intensificará os esforços de investigação e monitoramento da lavagem de dinheiro.

Agência Xinhua

Fonte: Monitor Mercantil