Rússia carrega míssil hipersônico com capacidade nuclear em sítio de lançamento

Rússia carrega míssil hipersônico com capacidade nuclear em sítio de lançamento

Rússia carrega míssil hipersônico com capacidade nuclear em sítio de lançamento
 


As forças da Rússia carregaram um míssil balístico intercontinental equipado com o veículo de deslizamento hipersônico Avangard, com capacidade nuclear, em um sítio de lançamento no sul do país, segundo uma transmissão da emissora do Ministério da Defesa nesta quinta-feira.

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou o lançamento do veículo de deslizamento hipersônico Avangard em 2018, dizendo que era uma resposta ao desenvolvimento norte-americano de uma nova geração de armas e de um sistema de defesa de mísseis que ele poderia penetrar.

Notícias relacionadas

Lula recebe brasileiros de Gaza e fala em 'terrorismo' de Israel

Avião faz pouso de emergência após cavalo se soltar de cargueiro

Empresário brasileiro desaparece na Suíça após viagem a negócios
Ao se aproximar do alvo, o Avangard se separa do foguete e é capaz de ser manobrado fora da trajetória do foguete em velocidade hipersônica de até 27 vezes a velocidade do som (cerca de 34.000 quilômetros por hora).

O canal de televisão Zvezda, do Ministério da Defesa da Rússia, mostrou um míssil balístico sendo transportado para um sítio de lançamento, lentamente erguido em posição vertical e depois baixado em um poço na região de Orenburg, perto do Cazaquistão.

A Rússia instalou seu primeiro míssil equipado com Avangard em 2019 na mesma instalação de Orenburg.

Tanto Rússia quanto Estados Unidos, de longe as maiores potências nucleares, lamentaram a constante desintegração de tratados de controle de armas que buscou desacelerar a corrida bélica da Guerra Fria e reduzir o risco de guerra nuclear.

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/russia-carrega-missil-hipersonico-com-capacidade-nuclear-em-sitio-de-lancamento,abba5d76faa06c3a919d8f1da3fce05fslwf0gy2.html?utm_source=clipboard