PV FECHA QUESTÃO PARA APOIAR LULA E APROVA FEDERAÇÃO COM PSB, PCDOB E PT

Os diretórios regionais do Partido Verde (PV) aprovaram a criação de uma federação com os partidos do PSB, PCdoB e PT.

PV FECHA QUESTÃO PARA APOIAR LULA E APROVA FEDERAÇÃO COM PSB, PCDOB E PT

ELEIÇÕES

PV FECHA QUESTÃO PARA APOIAR LULA E APROVA FEDERAÇÃO COM PSB, PCDOB E PT

Congresso em foco

 

Os diretórios regionais do Partido Verde (PV) aprovaram a criação de uma federação com os partidos do PSB, PCdoB e PT. A sigla também bateu o martelo e decidiu apoiar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República em 2022.

De acordo com o presidente nacional da legenda, José Luiz Penna, a possível chapa de Lula e Geraldo Alckmin “representa a frente democrática que irá vencer o autoritarismo, tirando Jair Bolsonaro da Presidência da República”. Penna foi secretário da Cultura em São Paulo na gestão do ex-governador Alckmin.

Lula e Alckmin intensificaram as conversas para as eleições de 2022 após o ex-governador deixar o PSDB, partido que o acolheu por três décadas. Ambos trabalham na a possibilidade de construírem uma aliança na qual o ex-tucano poderia ser vice do petista.

As federações partidárias foram aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições de 2022. Elas permitem que dois ou mais partidos se unam para atuar como uma só legenda política nas eleições e na legislatura. No entanto, a junção precisa durar pelo menos os quatro anos do mandato legislativo. Isso também garante que as siglas que se unirem precisarão estar no mesmo palanque em todos os Estados.