Mídia alemã afirma que Rússia possui diversas armas capazes de destruir tanques Leopard

Mídia alemã afirma que Rússia possui diversas armas capazes de destruir tanques Leopard

Mídia alemã afirma que Rússia possui diversas
armas capazes de destruir tanques Leopard

Soldado dispara metralhadora de um tanque Leopard 2 no Batalhão de Tanques 203 da Bundeswehr (Forças Armadas da Alemanha) nas Barracas do Marechal de Campo Rommel, em Augustdorf, Alemanha, 1º de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2023

© AP Photo / Martin Meissner

 

As Forças Armadas russas têm várias formas de destruir os tanques alemães Leopard enviados para a Ucrânia, noticia o jornal Bild.

Segundo o autor Bjorn Stritzel, a Rússia possui pelo menos três sistemas de armas perigosas que ameaçam o equipamento militar alemão na Ucrânia: mísseis guiados antitanque, minas e seus próprios tanques.

"Provavelmente a maior ameaça para os Leopard são os modernos mísseis guiados antitanque [...] Os modelos russos mais recentes foram especificamente desenvolvidos para combater tanques como o Leopard 2: a capacidade de penetração dos mísseis guiados de carga moldada em tandem excede por vezes um metro de blindagem de aço", escreve o analista.

 

 Tanques Leopard 1A5 BR do 6º Regimento de Cavalaria Blindado - Sputnik Brasil, 1920, 28.04.2023

Operação militar especial russa

 

 

O Exército russo também pode utilizar as minas antitanque russas TM-62, que possui em grandes quantidades, bem como as versões desta munição mais modernizadas.

Além disso, Stritzel sublinha que os veículos de combate russos representam um grande perigo para o equipamento alemão.

"Os modernos tanques de batalha russos, como o T-72B3, o T-90A/S/M ou o T-80BVM, com poderosos sistemas de mira, certamente acompanham os Leopard, e os mísseis mais recentes disparados do canhão 2A46 [125 mm] também penetram na blindagem do Leopard 2A6", explicou.

 

Um soldado dos EUA passa por veículos blindados estacionados e tanques da 1ª Equipe de Combate da Brigada Blindada e da 1ª Divisão de Cavalaria com sede em Fort Hood, Texas - Sputnik Brasil, 1920, 26.04.2023

Panorama internacional

Quais países estão enviando armas para a Ucrânia?

 

 

De acordo com as agências de defesa ocidentais, a Ucrânia recebeu:

14 Leopard 2A4s da Polônia;

Mais de 100 Leopard 1A5s da Alemanha, Dinamarca e Países Baixos;

Oito Leopard 2A4s do Canadá e da Noruega, cada;

Seis Leopard 2A4s da Espanha;

18 Leopard 2A6s da Alemanha;

Três Leopard de Portugal.

Por sua vez, a Rússia já remeteu uma nota aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre o fornecimento de armas à Ucrânia.

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia será um alvo legítimo para a Rússia.