João Vicente ressalta atuação do líder revolucionário Sérgio Rubens

Sérgio Rubens “sabia muito bem que nada na vida é esporádico, tudo é conquistado e que a tática que ele adotou em sua vida foi a luta revolucionária, a luta política da qual nunca desistiu e da qual nunca se apartou.

João Vicente ressalta atuação do líder revolucionário Sérgio Rubens

João Vicente ressalta atuação do líder revolucionário Sérgio Rubens

 6 de dezembro, 2021

  

Fala política de Sérgio Rubens (on line) no 15º Congresso do PCdoB em 16 de outubro de 2021 acompanhada por João Vicente Goulart, Nádia Campeão e Jandira Feghali.

Foto: Richard Silva

O falecimento do vice-presidente do PCdoB, Sérgio Rubens de Araújo Torres, neste domingo (5) – vítima de um ataque cardíaco  – pesou sobre todo o coletivo militante, seu exemplo e dedicação foram ressaltados por diversas lideranças, sobretudo, por quem acompanhou de perto parte de sua jornada.

Um desses foi João Vicente Goulart, filho do presidente João Goulart, atual presidente do PCdoB de Brasília e membro da direção nacional do partido que descreveu ao Portal PCdoB, a trajetória de Sérgio Rubens como “um grande condutor de massas, de ideias, de quadros”.

João Vicente ressaltou a tarefa revolucionário que Sérgio Rubens desempenhou em toda a sua vida, desde sua atuação no Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8), na fundação do Partido Pátria Livre (PPL) e um dos principais articuladores da construção da incorporação harmônica da legenda ao PCdoB em 2018.

“Falar de Sérgio Rubens hoje, nesse momento tão difícil, não apenas é falar de um homem, é falar de um grande líder, de um grande revolucionário e de um revolucionário que jamais, sequer um minuto de sua vida, deixou de pensar num Brasil mais justo, um Brasil mais solidário e um Brasil mais distributivo, um Brasil socialista”, considerou João Vicente.

O dirigente nacional contou que “Sérgio foi um daqueles homens que não deixava nada para depois”. Descreveu a gloriosa atuação revolucionário do companheiro de lutas que soube o momento certo de “sair da clandestinidade e optar por criar um partido, o Partido Pátria Livre [PPL] ao qual me uni e que desejava colocar em prática os preceitos revolucionários através da luta política. E essa luta política que muito me honra”, ressaltou.

Vicente recordou ainda do apoio que teve do então presidente do PPL, Sérgio Rubens, ao representar o partido a disputa eleitoral de 2018. “Sabíamos que era uma luta extremamente difícil”, disse ele, relembrando que “Sérgio e também todos os camaradas que conheci do MR-8/PPL me deram essa oportunidade e essa extrema honra de ser candidato à presidência da República pelo Partido Pátria Livre”.

Destacou ainda o grande dirigente político que foi a pessoa de Sérgio Rubens. Vicente ressaltou a ousadia e determinação do então presidente do PPL em lançar candidato à presidência. “A primeira eleição a presidente de um partido novo, revolucionário”, contou Vicente, “enquanto outros partidos tinham três, quatro, cinco mil municípios, nós não tínhamos sequer estrutura para disputar. Mas deixamos um legado. Quero dizer que hoje para nós do antigo PPL, hoje PCdoB, perdemos um grande companheiro, um grande camarada, perdemos sem dúvida um grande condutor de massas, um condutor ideias, um condutor de quadros”.

Para o dirigente, Sérgio Rubens “sabia muito bem que nada na vida é esporádico, tudo é conquistado e que a tática que ele adotou em sua vida foi a luta revolucionária, a luta política da qual nunca desistiu e da qual nunca se apartou. Sérgio, presente, Sérgio Rubens presente, pátria livre venceremos!”