Clima de paz e agradecimentos marcou almoço de fim de ano de Lula com militares  Por Hora do Povo 

Clima de paz e agradecimentos marcou almoço de fim de ano de Lula com militares  Por Hora do Povo 

Clima de paz e agradecimentos marcou almoço de fim de ano de Lula com militares

 Por  

Foto: Rodrigues Pozzebom - Agência Brasil

O ministro da Defesa destacou os investimentos do PAC na Defesa e elogiou o trabalho dos militares em diversas operações, como no território Ianomâmi, socorro em catástrofes naturais e repatriação de brasileiros em zona de conflito

O presidente Lula e o ministro da Defesa, José Múcio, participaram nesta terça-feira (19) de um almoço de confraternização com os militares das três Forças. Na sede do Clube da Aeronáutica, em Brasília, a reunião juntou duas solenidades – a dos cumprimentos aos oficiais promovidos com o almoço – e o convite para ministros civis e esposas.

Houve um momento, mais solene, quando os oficiais promovidos apresentaram seus cumprimentos ao presidente e ao ministro da Defesa e, após essa parte, foi servido o almoço em outro salão, onde houve uma exibição dos músicos da FAB. O presidente Lula não discursou. O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, destacou os esforços pela “união no governo” em um ano desafiador durante a solenidade.

“Olhando para trás vejo muitos obstáculos e dificuldades que se interpuseram em nosso caminho. Mas vejo, também, muito empenho, trabalho, obstinação e entregas à sociedade”, disse Múcio ao saudar os presentes. Ele agradeceu o empenho que o governo federal teve ao longo deste ano para com as iniciativas da Defesa, a previsão orçamentária, os programas estratégicos e a atenção às Forças Armadas.

 

Lula, o ministro da Defesa e os Comandantes militares (Foto: Ricardo Stuckert)

Ao fazer um balanço do ano, Múcio avaliou que a gestão se “empenhou muito pela união e reconstrução do Brasil” e que o governo que tem “especial olhar para corrigir as injustiças e cuidado para com os menos favorecidos”, mas também se preocupou com as necessidades de “preparo, de funcionamento e de equipamento das instituições militares”.

Ele expressou agradecimento pela previsibilidade orçamentária, incluindo investimentos para as Forças Armadas no Novo PAC e elogiou o trabalho dos militares em diversas operações, como no território Ianomâmi, socorro em catástrofes naturais e repatriação de brasileiros em zona de conflito em Israel e Faixa de Gaza (Palestina).

Em outro trecho do pronunciamento, que não durou mais do que oito minutos, o ministro destacou que em 2024, o Ministério da Defesa completará um quarto de século. “Com o registro de realizações que atestam a assertividade de sua criação”.