Filho de Jango quer que Lula peça desculpas à China por prisões na ditadura: 'Fim da vergonha'
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2022/K/N/XZT0N3Szen5zfT2YBzMw/bernardo-mello-franco.png)
Um olhar sobre a política e o poder no Brasil
Filho de Jango quer que Lula peça desculpas à China por prisões na ditadura: 'Fim da vergonha'
João Vicente Goulart celebra arquivamento de processo contra nove chineses no STM
Por Bernardo Mello Franco
O arquivamento do processo do Superior Tribunal Militar contra os nove chineses presos pela ditadura representa o fim de uma "vergonha diplomática". No entanto, o Brasil ainda deve um pedido formal de desculpas.
Quem afirma é o ex-deputado João Vicente Goulart, autor do pedido que levou ao encerramento do caso.
— Estou muito feliz. Sinto-me com o dever cumprido. A nosso pedido, o STM encerrou esta vergonha diplomática, um processo sobrestado há mais de 60 anos — diz o filho do ex-presidente João Goulart.
João Vicente pedirá à presidente do STM, ministra Maria Elizabeth Rocha, que notifique o Itamaraty. Assim, a diplomacia poderá comunicar o fim do processo ao governo na China.
Em seguida, o ex-deputado pretende sugerir ao presidente Lula que formalize um pedido de desculpas a Pequim.
— Espero que a China enfim receba o reconhecimento da triste história de seus nove heróis presos, torturados e expulsos pela ditadura que derrubou o governo legítimo do presidente João Goulart — afirma.
Neste domingo, a coluna revelou que o STM encerrou o processo contra os nove chineses, que estava sobrestado desde 1965.


