Filho de Jango quer que Lula peça desculpas à China por prisões na ditadura: 'Fim da vergonha'

Filho de Jango quer que Lula peça desculpas à China por prisões na ditadura: 'Fim da vergonha'

Bernardo Mello Franco

Um olhar sobre a política e o poder no Brasil

Filho de Jango quer que Lula peça desculpas à China por prisões na ditadura: 'Fim da vergonha'

João Vicente Goulart celebra arquivamento de processo contra nove chineses no STM

Por 
Bernardo Mello Franco

 

  •  
  •  
  •  

João Vicente Goulart  em entrevista ao GLOBO, em 2018
João Vicente Goulart em entrevista ao GLOBO, em 2018 — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

 

 

O arquivamento do processo do Superior Tribunal Militar contra os nove chineses presos pela ditadura representa o fim de uma "vergonha diplomática". No entanto, o Brasil ainda deve um pedido formal de desculpas.

Quem afirma é o ex-deputado João Vicente Goulart, autor do pedido que levou ao encerramento do caso.

— Estou muito feliz. Sinto-me com o dever cumprido. A nosso pedido, o STM encerrou esta vergonha diplomática, um processo sobrestado há mais de 60 anos — diz o filho do ex-presidente João Goulart.

João Vicente pedirá à presidente do STM, ministra Maria Elizabeth Rocha, que notifique o Itamaraty. Assim, a diplomacia poderá comunicar o fim do processo ao governo na China.

Em seguida, o ex-deputado pretende sugerir ao presidente Lula que formalize um pedido de desculpas a Pequim.

— Espero que a China enfim receba o reconhecimento da triste história de seus nove heróis presos, torturados e expulsos pela ditadura que derrubou o governo legítimo do presidente João Goulart — afirma.

Neste domingo, a coluna revelou que o STM encerrou o processo contra os nove chineses, que estava sobrestado desde 1965.