Duas federações definem nomes ao GDF

Federações PT-PV-PCdoB e Psol-Rede oficializaram nesse domingo (24/7) os candidatos para as eleições 2022 no DF

Duas federações definem nomes ao GDF

Duas federações definem nomes ao GDF

BSB Capital 25/07/2022 às 11:54, Atualizado em 25/07/2022 às 11:54

Federações PT-PV-PCdoB e Psol-Rede oficializaram nesse domingo (24/7) os candidatos para as eleições 2022 no DF

 

Rosilene Corrêa, Olgamir Amancia e Leandro Grass; Foto: Júnior Rosa. Keka Bagno e Toni de Castro; Foto: Reprodução/TV Globo

 

Da Redação

Partidos e federações iniciaram, nesse domingo (24/7), a temporada de convenções para a escolha de candidatos que irão disputar as eleições de 2022, no Distrito Federal. As federações PT-PV-PCdoB e Psol-Rede homologaram, respectivamente, as candidaturas do deputado distrital Leandro Grass (PV) e da conselheira tutelar Keka Bagno ao Governo do Distrito Federal (GDF).

A Federação Brasil da Esperança no DF oficializou o nome de Leandro Grass como candidato ao GDF, tendo na chapa concorrendo a vice Olgamir Amancia (PCdoB) e Rosilene Corrêa (PT) ao Senado. A convenção aconteceu no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) e durou pouco mais de duas horas. Grass ressaltou que um dos seus planos de governo é trabalhar em saúde, educação e assistência social. Foram escolhidos 25 candidatos a distrital e nove a federal; continuam indefinidos os nomes para suplentes de Rosilene Corrêa.

A convenção da federação Psol-Rede Sustentabilidade confirmou a candidatura da Keka Bagno (PSol) ao Buriti, com Toni de Castro (PSol) a vice e o ambientalista e dirigente nacional da Rede, Pedro Ivo, ao Senado. Segundo Keka, a intenção é formar uma bancada na Câmara Legislativa e vencer as eleições para o governo local. “Não temos mais tempo para esperar. Temos que tirar essa política ‘velha’, de corrupção, e trazer de volta a esperança e a alegria para a população”, reforçou. No evento, foram validados 24 candidatos a distrital e nove a federal

Também nesse domingo, o Partido da Mobilização Nacional (PMN) oficializou os candidatos aos cargos de deputado federal e distrital pelo DF. No evento, o tenente-coronel Moreno, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), se colocou à disposição para ser o candidato ao Governo do Distrito Federal.

Próximas convenções

Avante: 25 de julho –  Com a decisão do governador Ibaneis Rocha (MDB) em escolher a deputada federal Celina Leão (PP) para vice, o partido do vice-governador Paco Britto deverá anunciar se manterá o apoio ao emebedista.

Novo: 25 de julho – Deve oficializar o advogado Paulo Roque na disputa ao Senado. Ele pretende se aliar ao União Brasil para apoiar a candidatura do senador Reguffe ao Buriti.

Republicanos: 27 de julho – Sem rumo, depois que o presidente Jair Bolsonaro interveio na pré-candidatura da ex-ministra Damares Alves ao Senado, deve oficializar as candidaturas a deputado federal e distrital e delegar à executiva regional a decisão na sobre alianças e candidaturas próprias ao governo e Senado.

MDB-PP-PL-Patriota: 31 de julho – Os partidos da base do governador Ibaneis devem realizar as convenções conjuntamente. A intenção é confirmar a candidatura de Ibaneis à reeleição, a deputada federal Celina Leão (PP) como vice e a deputada Flavia Arruda (PL) concorrendo ao Senado.

PSB: 31 de julho – Deve confirmar a candidatura de Rafael Parente.

Democracia Cristã: 31 de julho – O partido vai confirmar a candidatura de Lucas Salles ao governo e de Suelene Balduino como vice.

Agir: 31 de julho – O partido deve confirmar o apoio à candidatura do governador Ibaneis Rocha à reeleição.

PDT: 31 de julho – O partido deve oficializar a candidatura da senadora Leila Barros (PDT) ao governo, com o ex-presidente da Câmara Legislativa Joe Valle (PDT) como vice.

Federação PSDB-Cidadania: 31 de julho – A federação ainda não tem uma definição sobre candidaturas. O senador Izalci Lucas, presidente do PSDB, quer concorrer ao governo e Paula Belmonte, a presidente do Cidadania, ao Senado. Mas a federação decidiu que terá candidatura própria e Paula virou pré-candidata ao Buriti.

União Brasil: 3 de agosto – O partido deve confirmar a candidatura do senador José Antônio Reguffe (União) ao governo.

PSC: 4 de agosto – Presidido no DF pelo advogado Felipe Belmonte, marido de Paula Belmonte, o partido apoiará o projeto da deputada federal do Cidadania.

PSD: 5 de agosto – O empresário Paulo Octávio, que pretende disputar o Senado, ficou sem espaço diante do acordo de Ibaneis (MDB) e José Roberto Arruda (PL). O partido precisará definir os rumos.

Podemos: 5 de agosto — O partido está fechado com a candidatura de Reguffe (União) ao governo e espera a oficialização do projeto pelo União Brasil.

Com informações do Correio Braziliense.