Apreensão de drogas em avião da Igreja Quadrangular em Belém: veja perguntas e respostas

Apreensão de drogas em avião da Igreja Quadrangular em Belém: veja perguntas e respostas

Apreensão de drogas em avião da Igreja Quadrangular em Belém: veja perguntas e respostas

PF apreendeu 290 kg de skunk, um tipo de maconha concentrada. Igreja se posicionou e confirmou ser proprietária da aeronave, mas alega desconhecer origem dos entorpecentes.

Por Juliana Bessa, g1 Pará — Belém

 


PF intercepta avião com carga de skunk no aeroporto internacional de Belém

PF intercepta avião com carga de skunk no aeroporto internacional de Belém

A Polícia Federal (PF) prendeu um homem em flagrante no último fim de semana, por tráfico interestadual de drogas. O suspeito foi preso em um aeroporto de Belém, quando tentava transportar, em um avião, 290 kg de skunk, um tipo de maconha concentrada.

O avião pertence a Igreja Quadrangular confirmou ser a proprietária da aeronave, que é liderada pelo tio da senadora Damares Alves.

Confira perguntas e respostas sobre o crime:

 

  1. Quando a apreensão ocorreu e onde?
  2. De quem é o avião?
  3. Quem é o preso?
  4. De quem é a droga e como ela foi parar no avião?
  5. E o piloto?
  6. Quem descobriu a presença da droga no avião?
  7. Quem são os responsáveis pela igreja?
  8. Qual versão da igreja, de Damares e da polícia?

 

 

1. Quando a apreensão ocorreu e onde?

 

PF intercepta carregamento de 290kg de skunk. — Foto: Divulgação/PF

PF intercepta carregamento de 290kg de skunk. — Foto: Divulgação/PF

A apreensão ocorreu no último sábado (27), no hangar de voos particulares do aeroporto internacional de Belém, no bairro Val-de-Cans.

 

 

2. De quem é o avião?

 

Após o flagrante, a Igreja do Evangelho Quadrangular se pronunciou e afirmou que é a proprietária da aeronave encontrada com as drogas. A igreja tem como uma de suas lideranças o pastor Josué Bengtson, que é ex-deputado federal. Ele é tio da senadora Damares Alves, que também se manifestou sobre o caso.

 

3. Como a prisão ocorreu e quem é o preso?

 

A Polícia Federal disse ao blog da Andreia Sadi que investigava as movimentações com o avião após uma suspeita e que flagrou a aeronave tentando deixar o hangar do aeroporto no fim de semana com a droga.

O homem que havia carregado o avião tentou fugir ao ver os agentes, mas foi detido e preso por tráfico de drogas. A PF não divulgou sua identidade, mas a igreja, dona da aeronave, o homem seria um prestador de serviço terceirizado, que fazia limpeza.

 

 

4. De quem é a droga e como ela foi parar no avião?

 

Polícia Federal apreendeu drogas dentro de avião de igreja, que alegou desconhecer procedência do material. — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Polícia Federal apreendeu drogas dentro de avião de igreja, que alegou desconhecer procedência do material. — Foto: Polícia Federal/Divulgação

De acordo com a PF, a droga ocupava todo o espaço que sobrava na aeronave, além dos assentos para um passageiro e o piloto. O forte odor indicava que o avião já estava carregado havia horas, aguardando a decolagem.

O g1 questionou a PF sobre de onde a droga teria vindo e com quem era negociada, mas a polícia informou que não daria detalhes da investigação.

À reportagem, a igreja informou que o homem teria acessado o avião sem a autorização da igreja e pedido ao piloto para fazer um transporte de peças de trato, mas na verdade carregou com a droga.

 

5. O piloto foi preso?

 

O piloto do avião chegou a ser detido, mas foi solto porque, conforme a PF, não foi comprovada participação dele no crime.

 

6. Quem descobriu a presença da droga no avião?

 

Drogas apreendidas dentro de avião foram levadas para sede da PF em Belém, assim como suspeito preso. — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Drogas apreendidas dentro de avião foram levadas para sede da PF em Belém, assim como suspeito preso. — Foto: Polícia Federal/Divulgação

A PF esclareceu que o Núcleo de de Polícia Aeroportuária foi responsável pelo início da investigação, após saberem de um carregamento de entorpecente com plano de voo para Petrolina, em Pernambuco.

No entanto, o denunciante não foi confirmado pela corporação, porque, segundo a polícia, os detalhes — apurados pelo inquérito aberto — não podem ser comentados enquanto o caso estiver sob investigação.

 

7. Quem são os responsáveis pela Igreja?

 

Neste ano, a igreja evangélica completa 50 anos de fundação no Pará. A primeira Igreja Quadrangular foi aberta em 1973 no bairro do Reduto, em Belém. Conforme o site da instituição evangélica, a sede paraense foi fundada por Josué Bengtson, pastor, ex-deputado federal e atual presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

O atual conselho nacional e estadual da Igreja Quadrangular no Pará tem como membro o filho de Josué, Paulo Bengtson, que, além de pastor, é secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME).

No entanto, a igreja não disponibiliza em suas redes e sites quem é o responsável legal da instituição.

 

8. Qual versão da igreja, de Damares e da polícia?

 

Paulo Bengtson, um dos representantes da igreja, confirmou que a aeronave pertence a igreja, mas disse que o avião é usado há três anos para transporte dos pastores pelo estado do Pará e também de pessoas doentes, quando necessário. Além disso, disse que o monomotor é usado para fretamento em casos emergenciais.

Ele havia dito que a igreja é quem tinha acionado a PF para denunciar o caso. No entanto, nesta terça-feira a PF emitiu uma nota dizendo que o caso era investigado pelo núcleo de inteligência da polícia.