Tropas russas completam a libertação de Soledar, segundo alto escalão

Tropas russas completam a libertação de Soledar, segundo alto escalão

Tropas russas completam a libertação de Soledar, segundo alto escalão

 Redação Forças de Defesa

As forças russas destruíram mais de 700 soldados ucranianos e mais de 300 sistemas de armas nos últimos três dias de batalhas em Soledar, disse o tenente-general Igor Konashenkov

MOSCOU, 13 de janeiro. /TASS/. As tropas russas completaram a libertação de Soledar do exército ucraniano na noite de 12 de janeiro durante a operação militar especial na Ucrânia, informou na sexta-feira o porta-voz do Ministério da Defesa, tenente-general Igor Konashenkov.

 

“Na noite de 12 de janeiro, foi concluída a libertação da cidade de Soledar, vital para a continuação das operações ofensivas bem-sucedidas na área de Donetsk”, disse o general.

O controle total de Soledar permite cortar as rotas de abastecimento das tropas ucranianas em Artyomovsk, localizada a sudoeste e, posteriormente, bloquear a cidade e prender os militares ucranianos ali, explicou o general.

A captura de Soledar pelas tropas russas foi facilitada por ataques contínuos de ar, mísseis e artilharia contra posições do exército ucraniano, relatou Konashenkov.

“Soledar foi capturado graças a ataques contínuos desferidos contra o inimigo por aeronaves de assalto e aviação do exército, tropas de mísseis e artilharia do grupo de tropas (forças) russas. Eles continuamente desferiram ataques concentrados nas posições do exército ucraniano na cidade, negando o inimigo a redistribuição de reservas, suprimentos de munição e suas tentativas de recuar para outras linhas defensivas”, disse o porta-voz.

As forças russas destruíram mais de 700 soldados ucranianos e mais de 300 sistemas de armas nos últimos três dias de batalhas em Soledar, disse Konashenkov.

“Somente nos últimos três dias, mais de 700 soldados ucranianos e mais de 300 sistemas de armas foram destruídos na área da cidade de Soledar”, disse o porta-voz.

Os paraquedistas russos destruíram as posições do exército ucraniano na libertação de Soledar depois de ganhar posições mais elevadas e bloquear a cidade pelo norte e pelo sul, informou Konashenkov.

“No decorrer das operações para a libertação de Soledar, as unidades da Força Aerotransportada conduziram uma manobra furtiva de outra direção e atacaram com sucesso as posições do exército ucraniano desde a marcha, ganhando posições elevadas e bloqueando a cidade pelos lados norte e sul.” disse o porta-voz.

Caças russos destruíram três aviões de combate ucranianos e um helicóptero na libertação de Soledar, informou Konashenkov.

 

“Em suas operações para a libertação da cidade, caças das Forças Aeroespaciais Russas destruíram três aviões e um helicóptero da Força Aérea Ucraniana que fornecia apoio aéreo às tropas ucranianas”, disse o porta-voz.

Os sistemas de defesa aérea russos derrubaram nove foguetes de sistemas de foguetes de lançamento múltiplo HIMARS fabricados nos EUA, lançadores de foguetes Olkha e Uragan disparados pelos militares ucranianos contra as fortalezas tomadas pelas tropas russas na área de Soledar, especificou o general.

As forças e capacidades russas de guerra eletrônica (EW) derrubaram o comando e controle do inimigo na libertação de Soledar e frustraram um ataque de drone ucraniano, relatou Konashenkov.

“As forças de guerra eletrônica e as capacidades do grupo de tropas russas reunidas naquela área desativaram o comando e controle do inimigo e impediram um ataque de UAVs ucranianos”, disse o porta-voz.

As medidas implementadas pelas equipes de combate russas permitiram a ofensiva bem-sucedida das unidades de assalto na libertação de Soledar, disse o general.