Veja os ministros com mais e menos acesso a Lula em 2023

Veja os ministros com mais e menos acesso a Lula em 2023

Veja os ministros com mais e menos acesso a Lula em 2023

Ministros palacianos e da área econômica prevalecem na agenda de Lula. Presidente recebeu alguns deles mais de 100 vezes; outros, menos de 5

 

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Ministros acompanham o discurso do presidente durante primeira reunião ministerial - Metrópoles

Os ministros que mais tiveram acesso ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao longo de 2023 foram os que trabalham com o petista no Palácio do Planalto, seguidos pelos da Defesa, da Justiça e da área econômica.

Juntando audiências individuais e coletivas, como as reuniões ministeriais, Lula teve mais de 800 agendas com seu primeiro escalão ao longo de 2023, o ano inicial de seu terceiro mandato.

Enquanto alguns, como Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, e Rui Costa, da Casa Civil, tiveram mais de 100 reuniões com o presidente ao longo do ano, outros, como Celso Sabino (Turismo), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Juscelino Filho (Comunicações), André de Paula (Pesca), e Anielle Franco (Igualdade Racial) não tiveram nem cinco oportunidades de falar diretamente com seu chefe em 2023.

Os dados sobre as reuniões de Lula com seus ministros foram apurados pela agência Fiquem Sabendo (FS), por meio da ferramenta Agenda Transparente, a pedido do Metrópoles. As informações baseiam-se nas agendas oficiais dos participantes dos eventos.

Mais encontros com homens

No ranking de agendas dos ministros com Lula (veja relação completa abaixo), os 10 primeiros são homens. A primeira ministra a aparecer na lista é Esther Dweck, da Gestão e Inovação, logo abaixo de Flávio Dino, que está deixando a Justiça para assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). Ela teve 27 agendas com o presidente.

 

Meio Ambiente, Cultura e Povos Indígenas na metade de baixo

Apesar de Lula ter priorizado a pauta ambiental em seu discurso público ao longo de seu primeiro ano de governo, o presidente deu grande preferência aos ministros da área econômica e ligados ao setor produtivo em suas agendas de trabalho.

Em um ano marcado pela tensão entre área ambiental e Petrobras pela exploração de petróleo na costa da Amazônia, Lula esteve com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, por 31 vezes, enquanto a chefe do Meio Ambiente, Marina Silva, esteve no Palácio do Planalto em apenas 10 ocasiões.

Dez é o mesmo número de outras mulheres ministras de áreas não ligadas ao setor econômico: Margareth Menezes, da Cultura, e Cida Gonçalves, das Mulheres. Outras ministras, como Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas, e Anielle Franco, da Igualdade Racial, tiveram menos de 10 agendas com o presidente da República.

Lula e Juscelino Filho

Lula e Juscelino Filho Vinícius Schmidt/Metrópoles

imagem colorida presidente lula e haddad - metrópoles

Lula e Fernando Haddad Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

imagem colorida lula emocionado com marina em palco - metrópoles

Lula e Marina na COP28 Ricardo Stuckert/PR

imagem colorida reunião com ministros - metrópoles

Lula em reunião ministerial Ricardo Stuckert/PR

Imagem colorida mostra Flávio Dino ao lado do presidente Lula - Metrópoles

Flávio Dino com o presidente Lula no Palácio do Planalto Ricardo Stuckert/Presidência

Foto colorida mostra Ministros Rui Costa e José Múcio - Metrópoles

Ministros Rui Costa e José Múcio Hugo Barreto/Metrópoles

Foto colorida mostra presidente Lula cumprimentando o ministro Paulo Pimenta - Metrópoles

Lula cumprimenta ministro Paulo Pimenta Hugo Barreto/Metrópoles

PDT Carlos Lupi Lula ministros

Lula e o ministro Carlos Lupi Reprodução

imagem colorida Lula no Planalto - metrópoles

Lula e Alckmin no Planalto Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Foto colorida de Lula e Sonia Guajajara no veto ao Marco Temporal - Metrópoles

Lula, Messias, Guajajara e Padilha Reprodução

Lula e Daniela do Waguinho

Lula recebe Daniela do Waguinho no Planalto em 27/9/23 Reprodução/Instagram

Lula e Juscelino Filho

Lula e Juscelino Filho Vinícius Schmidt/Metrópoles

imagem colorida presidente lula e haddad - metrópoles

Lula e Fernando Haddad Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

 

Ministros do Centrão longe do entorno de Lula

O segundo semestre deste ano foi marcado por uma minirreforma ministerial, que teve o objetivo de ampliar o espaço de partidos do Centrão no primeiro escalão de indicados, em uma tentativa de fortalecer a base do governo no Congresso.

Empossado em agosto no Turismo, Celso Sabino teve quatro agendas com Lula.

Ministros desde setembro, Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e André Fufuca (Esporte) tiveram menos de 10 encontros com o presidente, incluindo as reuniões das quais participaram todos os ministros.

Carlos Lupi, ministro da Previdência, que teve seis agendas com Lula em 2023, poderia ter tido uma a mais, mas faltou à reunião ministerial do último dia 20 de dezembro porque viajou para assistir ao Mundial de Clubes na Arábia Saudita, onde viu seu Fluminense perder a final por 4 x 0 para o Manchester City.